Escondendo desde sempre tudo aquilo que pensa sobre Virgílio (Raul Cortez), Raquel (Glória Pires) acabará se cansando de agir como uma boa moça perante o sogro e, dessa forma, decidirá abrir o jogo e colocar para fora o que realmente acha do veterano na reprise de Mulheres de Areia.
E tudo acontecerá quando a irmã de Ruth (Glória Pires) se levantar de sua cama na madrugada para tomar uísque e, no meio do caminho, se deparar com o marido de Clarita (Susana Vieira). “Ai, doutor Virgílio, é horrível a gente conviver com uma pessoa que a gente detesta, né? Eu tô falando isso porque eu também não gosto do senhor”, disparará a megera, na lata.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de Mulheres de Areia
Em seguida, ela completará: “O senhor é muito tirano, nazista. O senhor é muito chato. E perigoso também, porque é inteligente”. Nessa hora, o pai de Marcos (Guilherme Fontes) a agradecerá com bastante ironia. “De nada. Só que eu também sou tão inteligente quanto o senhor”, devolverá ela, provocando-o. “Você é muito pretensiosa, menina”, afirmará o velho.
Sem papas na língua, a filha de Floriano (Sebastião Vasconcelos) dirá: “Sou sim. Inteligência é um dom. Se de um lado está o senhor, que é uma cobra capaz de destruir o meu casamento, do outro, estou eu, tão inteligente, tão esperta quanto o senhor. E, pelo menos por enquanto, eu não tenho a menor intenção de me separar do seu filho”.
“Eu sei que a gente está numa luta de vida ou morte, e que todos os golpes são permitidos. Então, no jogo, como na guerra, que vença o melhor”, sentenciará a víbora, fazendo com que o veterano quebre o copo de uísque que a nora estava segurando.