Em Terra e Paixão, Agatha (Eliane Giardini) vai sair da cadeia após 20 anos presa. Ela, então, decidirá retornar a Nova Primavera para acertar as contas com o seu passado, principalmente com Antônio (Tony Ramos), seu primeiro marido. As cenas serão exibidas em breve na Globo.
Num primeiro momento, Agatha se resolverá com Caio (Cauã Reymond) e explicará o motivo de ter forjado sua morte. “Você deve saber que o seu pai pode ser violento. Ele sempre mandou matar quem contraria suas vontades. E o Antônio queria me matar! Ele estava só esperando eu colocar você no mundo para acabar com a minha vida!”, revelará a ex-presidiária.
Em cenas seguintes, Antônio descobrirá que Agatha está viva e os dois ficarão frente a frente. Mas o que vai deixar o empresário enlouquecido será o fato de ficar sabendo que Jonatas (Paulo Lessa) é filho dela com Gentil (Flavio Bauraqui).
O personagem de Tony Ramos, claro, ficará muito nervoso e logo voltará a ter desejos sombrios de arruiná-la. Ele ofenderá a personagem de Eliane Giardini, mas ela não se intimidará. No passado, a mulher até temia o ex, mas agora, ela está disposta a enfrentar o valentão com todas as suas forças e colocá-lo em seu devido lugar.
A novela é escrita por Walcyr Carrasco e estrelada por Bárbara Reis, Cauã Reymond, Johnny Massaro, Tony Ramos, Glória Pires, Agatha Moreira, Débora Falabella e Paulo Lessa. A direção geral é de João Paulo Jabur e direção artística, de Luiz Henrique Rios.