Em Terra e Paixão, Caio (Cauã Reymond) enfrenta uma série de conflitos emocionais que o levam a tomar uma decisão difícil: romper com Graça (Agatha Moreira) e desistir do casamento com ela. Porém, antes de tomar essa decisão, ele procura ajuda e proteção espiritual com o pajé Jurecê (Daniel Munduruku), em busca de orientação para resolver seus dilemas internos.
Tudo começa quando Caio sofre um atentado e é socorrido por Aline (Barbara Reis), após perder o controle de seu carro ao ser alvo de tiros. Apesar do susto, ele escapa com apenas um ferimento leve na testa. No entanto, ele percebe que os bandidos pretendiam matá-lo e que Daniel (Johnny Massaro) pode ter sido vítima no lugar dele, já que na noite do acidente, Daniel estava dirigindo o carro de Caio, que normalmente era utilizado pelo produtor rural.
A partir disso, Caio decide confrontar o mecânico Ernesto (Eucir de Souza), mas acaba sendo perseguido e sofre outro acidente, com um tiro atingindo o pneu de seu automóvel. Esses eventos o deixam abalado emocionalmente. Aline, por sua vez, se aproxima dele e os dois acabam se beijando. Ela exige que ele termine com Graça ou nunca mais a procure.
Caio procura pajé Jurecê
Diante de toda a confusão emocional e da culpa que sente pela morte de Daniel, Caio procura o pajé Jurecê para encontrar orientação e paz interior. Ele desabafa com o indígena, revelando sua promessa de cuidar do filho de Daniel e Graça, mas também expressa seu verdadeiro amor por outra pessoa. “É isso que tá acontecendo, pajé. Meu coração tá dividido. Fiz a promessa de cuidar do filho de meu irmão e da mãe dele, mas meu amor é de outra”, falará o mocinho.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de Terra e Paixão
Jurecê, com sabedoria, aponta que a culpa não é uma base sólida para tomar decisões importantes e que Caio precisa limpar seu coração e buscar a verdade dentro de si mesmo. O pajé então realiza um ritual, derramando um líquido sobre Caio para ajudá-lo em sua busca interior.