Em Terra e Paixão, Gentil (Flávio Bauraqui) toma uma atitude extrema para colocar um fim nas maldades de Antônio (Tony Ramos) contra Aline (Barbara Reis). O pai de Jonatas (Paulo Lessa), cansado de ver o vilão escapar impune de suas ações, decide armar uma cilada para ele. Gentil coloca drogas em um dos caminhões pertencentes ao produtor rural, com o objetivo de fazer com que ele seja preso.
Entretanto, o plano não sai como esperado, e Menah (Camilla Damião) acaba sendo injustamente envolvida na situação, mesmo não tendo nenhuma relação com a armação de Gentil. Diante disso, Jonatas decide confrontar o próprio pai, mostrando-se descontente com a atitude drástica que ele tomou.
Ele ressalta que está ciente de que o pai já se envolveu em ações ilícitas no passado, inclusive contrabando, e agora agiu para colocar Antônio na prisão. Jonatas explica que Gentil não deve repetir esse tipo de comportamento, uma vez que isso pode gerar retaliação contra eles.
Gentil assume crime que cometeu no passado
Preocupado com a segurança de Menah, que é mais frágil, o rapaz pede para que o pai não aja mais contra Antônio. Gentil concorda em parar com suas ações contra o vilão, considerando a preocupação de Jonatas com a segurança da companheira, e admite que já teve envolvimento com contrabando no passado.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de Terra e Paixão
“Não precisa dizer que foi aventureiro. Eu sei que o senhor fez até contrabando. E agora aprontou pra botar o doutor Antônio na cadeia”, falará Jonatas. “Não apronto de novo, porque ele vai revidar em cima de vocês”, falará o veterano.
Além disso, Jonatas faz uma descoberta surpreendente ao longo da trama: ele fica sabendo que é irmão de Caio (Cauã Reymond). Agatha (Eliane Giardini) é mãe dos dois personagens. A reviravolta acontece quando a mulher ressurge na história, após ter sido considerada morta e ter saído da prisão.