Em Terra e Paixão, parece que Lucinda (Débora Falabella) ficará livre de Andrade (Ângelo Antônio) – pelo menos por um bom tempo. Isso porque nos próximos capítulos, Petra (Debora Ozório) ficará dopada de remédios e, ao dirigir um carro, atropelará o vilão.
Como se sabe, Andrade é um homem descontrolado e que faz de Lucinda seu saco de pancadas. O vilão já bateu diversas vezes na esposa, deixando hematomas e outras marcas no corpo dela. A personagem de Débora Falabella, por sua vez, acoberta o marido por medo e nunca foi capaz de denunciá-lo.
Mas em cenas que irão ao ar em breve, Petra acabará fazendo um grande favor para Lucinda, mesmo que por coincidência. A filha de Irene (Glória Pires) voltará a se drogar com excesso de remédio, pegará o carro e, descontrolada, atropelará Andrade.
Desta forma, Lucinda terá que lidar com a nova situação do marido, mas, ao mesmo tempo, ficará livre dos diversos confrontos que tem com ele. Será nessa fase decisiva que ela poderá se vingar do agressor, já que ele ficará dependente dela.