Santana (Vera Holtz) literalmente passará do ponto e vai desobedecer as regras da escola onde leciona na reprise de Mulheres Apaixonadas, no Vale a Pena Ver de Novo. Em uma crise de abstinência por conta do álcool, a professora não se aguentará em pé e, então, resolverá se trancar no banheiro da instituição para beber sua vodca. Porém, o que ela esperava era que Margareth (Laura Lustosa) fosse flagrá-la na hora do ato e contar tudo a Helena (Christiane Torloni), que, sem pensar duas vezes, será obrigada a suspender a funcionária por algumas semanas na trama de Manoel Carlos.
“A bagunça, a perversão e o caos que se transformou essa escola. Diante disso, não me admira que a minha filha tenha ido para o mal caminho. Se até os professores alcoólatras vocês estão tolerando aqui. E não se faça de desentendida, Helena. Eu não estou criticando, eu estou em pânico. Já te pedi para mudar a Clara [Paula Picarelli] de turma para ela se afastar dessa Rafaela [Alinne Moraes]!”, disparará a mãe de Clara, que presenciará toda a cena envolvendo Santana.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de Mulheres Apaixonadas
Em seguida, a ex-mulher de Téo (Tony Ramos) ficará boquiaberta com a revelação e, em um ato impulsivo, levantará imediatamente de sua cadeira. “E eu já falei para você que essa não é minha função. Eu não sou policial, eu sou diretora de uma escola. E depois, eu não vejo nenhum problema da Clarinha e da Rafaela estudarem na mesma turma”, rebaterá a diretora.
Não satisfeita com a resposta, a matriarca rebaterá: “É claro que não, se até professora pode beber enquanto dá aula, imagina o que não acontece por aqui. Isso virou uma boate, uma escola permissiva, uma verdadeira bagunça!”. Logo após, a mulher exigirá que Helena tome uma séria providência em relação ao que presenciou. Porém, ela chegará a mudar de ideia e dizer que falará com Lorena (Susana Vieira) sobre o assunto.
Helena conversa francamente com Santana
Mas, para evitar qualquer tipo de confusão que ocasione a demissão de Santana, a personagem de Christiane Torloni garantirá que agirá. Sendo assim, a mãe de Lucas (Victor Cugula) decidirá ter uma séria e definitiva conversa com a amiga. “É claro que eu disse que não, que ela estava enganada, mas ela disse que não, que viu mesmo. E agora vai falar com a Lorena. Me diz o que eu faço. O que eu faço? Eu pedi tantas vezes, eu implorei, eu avisei a você: um dia alguém vai te pegar bebendo. Não deu outra!”, iniciará Helena, relatando o diálogo que teve com Margareth.
“Só que agora chegou um ponto que eu não tenho mais como segurar. Eu sei que não adianta nada eu estar te falando isso. Porque você não dá a mínima para esse seu emprego. Porque se você se importasse, claro, se você me ouvisse, se você tivesse ido se tratar… Mas não, você continua bebendo dentro da escola! Pô, eu pedi tanto! Tanto!”, continuará a reclamar a dondoca.
Depois, a personagem de Vera Holtz perguntará se Helena a demitirá por isso, mas ouvirá: “Eu vou ter que te afastar por um tempo. As coisas não podem continuar desse jeito, especialmente diante da ameaça da Margareth de conversar com a Lorena. Será que você não percebe que essa era a grande chance que ela estava esperando para se vingar porque eu não troquei a filha dela de turma?”.
Na sequência, Santana se desesperará e ficará aos prantos diante do ocorrido. “Eu não posso perder esse emprego, Helena. Pelo amor de Deus, não faz isso comigo. Não posso perder esse emprego”, suplicará a bebarrona. “Você dá aula em mais duas escolas. Ué, vai se segurando por lá até a poeira baixar, até eu ver o que posso fazer”, sugerirá Helena, que, posteriormente, ficará ciente de que ela foi demitida das outras duas instituições e, dessa forma, fará o possível e o impossível para readmiti-la mais adiante.