Em Mulheres Apaixonadas, a separação com Téo (Tony Ramos) vem causando um grande impacto na vida de Helena (Christiane Torloni), que chegará a cair em prantos durante uma conversa com Lucas (Victor Cugula).
Acontece que Helena encontra uma ilustração entre os papéis do garoto que não parece ter sido feita por ele. Curiosa, ela pergunta ao filho sobre o desenho, e Lucas explica que foi um presente de Salete (Bruna Marquezine). A ilustração retrata Helena, Salete, Téo e a mãe de Salete, sem mencionar o pai dela. Essas palavras inocentes de Lucas têm um grande impacto emocional em Helena, que começa a se abalar com a situação.
Pouco depois, Lucas mostra a Helena outro desenho, desta vez um autorretrato familiar. Ele pergunta se ele se parece mais com ela ou com Teo. Helena fica esquiva e displicente em sua resposta, não conseguindo lidar com o tema sensível da semelhança entre seu filho e seu marido.
Helena cai no choro após comentário de Lucas
Lucas, sem entender a reação de sua mãe, menciona que Maria, uma personagem da novela, diz que ele se parece com o pai. Esse comentário do filho é a gota d’água para Helena, que não consegue mais segurar suas emoções. Ela cai em prantos e, para não ser vista por Lucas, vai chorar sozinha em seu quarto.
Veja também: próximos capítulos de Mulheres Apaixonadas
A descoberta da suposta semelhança entre Lucas e Teo desencadeia uma série de sentimentos conflitantes em Helena, trazendo à tona as questões não resolvidas de sua separação e dos segredos que envolvem Fernanda.
Escrita por Manoel Carlos e exibida originalmente pela Globo em 2003, Mulheres Apaixonadas conta no elenco com nomes como os de Tony Ramos, José Mayer, Christiane Torloni, Bruna Marquezine, Camila Pitanga, Marcello Antony, Giulia Gam, Regiane Alves, Dan Stulbach, entre outros.