O frei Vitório (Antônio Pitanga) mal chegará à Irmandade e já terá que se despedir de Marcelino (Levi Asaf) em Amor Perfeito. Isso porque o garoto será adotado por Gilda (Mariana Ximenes), fato este que deixará o sacerdote bastante desesperado com a partida do menino, afinal, não conseguirá conviver por muito tempo com a criança. Nisso, o veterano recorrerá a uma reza com o intuito de trazê-lo de volta na trama de Duca Rachid, Júlio Fischer e Elísio Lopes Jr.
Porém, antes do ocorrido, o personagem de Antônio Pitanga dará palestra as crianças da escola com o objetivo de conversar acerca da missão que foi fazer na África. A essa altura, o idoso já terá feito amizade com o verdadeiro filho de Marê (Camila Queiroz). Contudo, assim que a nova decisão do juiz sair, os demais padres e freis ficarão muito tristes.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de Amor Perfeito
Além deles, a filha de Leonel (Paulo Gorgulho), bem como Orlando (Diogo Almeida) chegarão a se culpar pelo destino de Marcelino, que, por sinal, se recusará a ir morar com a megera na mansão dela, mas não terá escolha: irá para lá totalmente por obrigação. Depois, a protagonista avistará Vitório com uma tigela, um pote de mel e um pedaço de papel.
A reza
Curiosa, ela vai querer saber o que ele está fazendo, no que ouvirá: “Você tem fé, Maria Elisa?”, devolverá ele. “Confesso que, nesse momento, é o que eu estou buscando aqui dentro…”, responderá a jovem, apontando para o coração. “Esse é um costume que a gente tinha lá na África. Escrevi o nome da dona Gilda nesse papel e vou botar nessa tigela com mel pra ver se os santos meninos Cosme e Damião adoçam o coração dela. Não perca a sua fé, minha filha”, sentenciará o homem, que rezará e colocará o papel e o mel na travessa, em cenas previstas para sexta-feira (21).