Em Terra e Paixão, após o incêndio causado por Irene (Gloria Pires), Aline (Bárbara Reis) se encontra em uma situação difícil e precisa tomar uma atitude radical, chegando a mostrar uma face inédita.
Ela implora a Gladys (Leona Cavalli), diretora da escola, por um novo emprego, mas recebe uma resposta negativa. Porém, determinada a encontrar uma solução, Aline chega a apelar para a chantagem e ameaça revelar ao marido de Gladys uma das traições da mulher.
Acontece que, no momento em que Aline chega para fazer o pedido de emprego, ela acaba flagrando Gladys aos beijos com Enzo (Rafael Gualandi). A diretora até tenta disfarçar, argumentando que o rapaz estava consertando o computador da diretoria, mas o clima fica tenso.
Aline faz chantagem para conseguir emprego
Apesar disso, Aline tenta relevar inicialmente e explica sua situação complicada, mencionando a perda da safra e a falta de dinheiro. Em seguida, ela faz o pedido de emprego de forma direta. No entanto, Gladys responde que não pode contratá-la, pois isso seria confrontar seu marido, Tadeu, que não aprova Aline por ser inimiga de Antônio (Tony Ramos).
Veja também: resumo dos próximos capítulos de Terra e Paixão
É nesse momento que Aline decide trazer à tona o caso de Gladys com Enzo, dentro da sala da diretora. Gladys fica chocada com a audácia da mulher e questiona se isso é uma ameaça. “Cansei de ser boazinha. Cansei de abaixar a cabeça enquanto vocês pisam em mim. Só quero ganhar o suficiente pra botar comida na mesa pro meu filho. Sabe tanto quanto eu, dona Gladys, por um filho, a mãe faz qualquer loucura”, vai disparar a protagonista.
Esse discurso sensibiliza Gladys, que acaba cedendo ao pedido de Aline e oferece o emprego, reconhecendo que entende o que significa a vida de um filho, pois ela também é mãe.