Em Terra e Paixão, a vida de Caio (Cauã Reymond) vai virar literalmente de ponta cabeça, com uma série de acontecimentos que transformarão o mocinho e o obrigarão a tomar novos rumos, com tudo tendo início a partir da morte de Daniel (Johnny Massaro).
Acontece que o rapaz passa a se sentir culpado pela partida do irmão, que morre em um grave acidente após dirigir perturbado depois de descobrir segredos obscuros da sua família através do próprio Caio. O peso da culpa de Caio é intensificado por Irene (Gloria Pires), que também passa a apontar o dedo para o protagonista e chamá-lo de assassino.
E diante dessa situação, Caio acabará assumindo um fardo que Daniel vinha carregando antes da sua morte: o casamento com Graça (Agatha Moreira). O advogado estava infeliz no seu relacionamento com a loira e já pensava em colocar um ponto final, mesmo com a mulher estando grávida.
Caio decide se casar com Graça
Graça, claro, fica desesperada após a morte de Daniel, pois via o casamento com ele como a salvação para a sua vida. A mulher logo chega a procurar Marino (Leandro Lima), o pai biológico do filho que ela está esperando, mas o delegado se recusa a assumir a criança, percebendo que ela tentou lhe aplicar um golpe.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de Chocolate com Pimenta
A patricinha, então, procura consolo em Irene, que sugere que ela se envolva com Caio. Sem saída, a mulher decide seguir o conselho da veterana e é direta ao tentar se aproximar de Caio, sugerindo logo que eles se casem para que o rapaz possa assumir o filho que seria de Daniel. “Eu quero que você se case comigo… Caio, você amava o Daniel… Eu amava o Daniel. Eu quero que você assuma o filho dele ao meu lado”, dirá Graça.
Caio ficará confuso a princípio, mas acabará aceitando a proposta, principalmente depois que Antônio (Tony Ramos) promete deixar Aline em paz caso o filho se case com Graça, e a própria protagonista o incentiva a fazer isso para cuidar do legado do irmão dele.