Em Terra e Paixão, o assunto envolvendo a mãe de Caio (Cauã Reymond) ganhou destaque após os restos mortais dela não serem encontrados no túmulo. Esse mistério levanta o seguinte questionamento: Agatha está viva? A resposta, de acordo com a sinopse entregue à Globo no ano passado, é não! Mas, então, por que o caixão dela estava vazio? Isso, certamente, tem a ver com a sucessão dos negócios de Antônio (Tony Ramos).
Quando Caio ousou enfrentar o pai e descobriu que metade de tudo pertence a ele, Antônio se viu encurralado. Mais do que isso, Irene viu seus planos de dominar os negócios da família através de Daniel (Johnny Massaro) indo para o ralo.
Nesse contexto, é provável que a vilã tenha mandado dar fim nos restos mortais e na certidão de óbito de Agatha. Assim, o enteado não teria como provar que é filho da primeira mulher de Antônio e, portanto, não venceria na justiça a ação que moveu contra o pai, que lhe garantiria metade da herança da família, correspondente a parte da mãe falecida.
Além disso, como dissemos, não existe qualquer menção ao retorno de Agatha na sinopse da novela das 9, entregue à Globo ano passado. Portanto, a nossa aposta é que Irene esteja por trás desse mistério. Ou, ainda, o próprio Antônio, já que é o maior interessado no assunto.
Antônio descobre o que aconteceu com a mãe de Caio
Como se sabe, Agatha morreu durante o parto de Caio, levando Antônio a apontá-lo como o “assassino” da mãe. Uma acusação totalmente sentido, afinal um bebê jamais pode ser responsabilizado pela morte de uma mãe em razão de complicações durante o seu nascimento. No entanto, o fazendeiro morderá a língua ao descobrir o que realmente aconteceu com a ex-mulher.
Na reta final de Terra e Paixão, o público descobrirá que Gentil teve um caso com Agatha antes de ela se envolver com Antônio. Na época, a mulher engravidou de Jonatas, e o médico a proibiu de engravidar novamente, pois isso poderia acarretar a sua morte. No entanto, anos depois, Agatha decidiu seguir com a gestação de Caio.
Diante do conflito crescente entre pai e filho, Gentil tomará a inciativa de revelar o que sabe e pôr um fim definitivo à guerra. Ele revelará que Agatha estava ciente de que não podia engravidar e, mesmo assim, insistiu na gestação de Caio. Portanto, ficará esclarecido que tudo não passou de uma decisão dela, que assumiu o risco por amor ao filho.
Essa revelação cairá como uma bomba para Antônio, que perceberá (na cabeça dele 🤦♂️) que sempre esteve errado sobre o filho. Essa, aliás, foi a forma que Walcyr Carrasco encontrou para selar a paz entre Antônio e Caio.
Só após isso, o fazendeiro reconhecerá a injustiça que cometeu em relação ao primogênito e buscará consertar o seu erro. Ele, então, chamará Caio para uma conversa e, emocionado, pedirá perdão.