Totalmente contra o envolvimento de Clara (Alinne Moraes) com Rafaela (Paula Picarelli), Margareth (Laura Lustosa) decidirá agir o quanto antes para que sua filha não siga adiante nesse relacionamento homoafetivo na reprise de Mulheres Apaixonadas, no Vale a Pena Ver de Novo. Prova disso é que a homofóbica se deslocará até a Escola Ribeiro Alves com o objetivo de exigir a Helena (Christiane Torloni) para que ela interfira na convivência das adolescentes e, dessa forma, as separe na trama de Manoel Carlos.
“Margareth, se você tem alguma crítica a fazer pela nossa linha educacional, eu entendo”, iniciará a personagem de Christiane Torloni, tentando abafar o assunto. Porém, a matriarca prosseguirá na conversa: “Não se faça de desentendida, Helena. Eu não estou criticando. Eu estou em pânico!”, afirmará a preconceituosa, que continuará: “Eu já pedi para trocar a Clara de turma para que ela se afaste dessa Rafaela”.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de Mulheres Apaixonadas
No entanto, a mulher de Téo (Tony Ramos) rebaterá: “Eu já disse para você que essa não é a minha função. Eu não sou uma policial. Eu sou diretora de uma escola. Eu não vejo nenhum problema da Clarinha e da Rafaela estudarem na mesma turma”. “É claro que não. Se a professora pode beber enquanto dá aula, imagina o que não acontece por aqui? Isso virou uma boate? Uma escola permissiva? Uma verdadeira bagunça!”, reclamará a ricaça, se referindo ao problema de alcoolismo enfrentado por Santana (Vera Holtz).
Incomodada, Helena justificará sua decisão: “Eu não quero me aborrecer com você, Margareth. Não posso assumir uma intromissão naquilo que eu acho certo”. “Eu devo entender que tudo é permitido por aqui?”, provocará Margareth, que ouvirá da diretora: “Eu acho que você está confusa”.