Em Vai na Fé, Rafa (Caio Manhente) acabará sendo o último a saber do caso que Kate (Clara Moneke) teve com Theo (Emilio Dantas) antes de se envolver com ele. A essa altura, até mesmo Lumiar (Carolina Dieckmann) já tem conhecimento dessa história, o que deixa Clara (Regiane Alves) apreensiva diante da possibilidade cada vez maior do filho descobrir a verdade e acabar sofrendo.
Focado em fazer Theo pagar pelos crimes que cometeu no passado, Ben (Samuel de Assis) passa a pressionar Kate a revelar tudo para o namorado, para que assim ela possa depor contra o vilão no tribunal. Dessa forma, a jovem cria coragem para falar com o fotógrafo e abrir o jogo com ele.
Kate, então, procura Rafa, mas após participar de um lindo ensaio fotográfico com o jovem, ela acaba adiando a revelação. Porém, finalmente chega o dia da verdade e Kate expõe para Rafa tudo o que passou nas mãos de Theo. A jovem não se exime da culpa, mas afirma que foi enganada pelo canalha, e que decidiu terminar seu namoro com Rafa após ser pressionada por Clara.
Theo manipula Rafa
Abalado, Rafa tem uma discussão feia com Clara e logo depois vai atrás de Theo para confrontá-lo. O vilão ouve o desabafo do filho, mas logo mostra o seu lado sem escrúpulos, fingindo ser parceiro dele e decidindo levar o rapaz para o bar de Orfeu (Jonathan Haagensen).
Veja também: resumo dos próximos capítulos de Vai na Fé
Chegando lá, no maior jogo de manipulação, Theo consegue embebedar o próprio filho e ainda instiga o rapaz a ligar para Kate naquele estado e falar as maiores barbaridades para a garota, que fica arrasada com a situação e precisa ser consolada por Sol (Sheron Menezzes).
Vale ressaltar que a novela é escrita por Rosane Svartman e estrelada por Sheron Menezzes, Samuel de Assis, Carolina Dieckmann, Emílio Dantas, Che Moais, José Loreto, Renata Sorrah e Regiane Alves. A direção geral é de Cristiano Marques e direção artística, de Paulo Silvestrini.