Leia agora o resumo da novela Mulheres de Areia, (de 13/03 a 15/03/2024), e fique por dentro dos próximos capítulos. Criada e escrita por Ivani Ribeiro, a trama, de 203 capítulos, é protagonizada por Glória Pires, Guilherme Fontes, Marcos Frota, Raul Cortez, Susana Vieira, Viviane Pasmanter, Humberto Martins e Sebastião Vasconcelos.
Resumo da novela Mulheres de Areia (edição especial)
Capítulo 187 – quarta, 13 de março
Tônia conta a Zé Pedro que se vestia de espantalho para assustar Virgilio. Alemão entrega o primeiro exemplar do livro que escreveu sobre Pontal para Clarita.Isaura volta para casa. Ruth não encontra Marcos no apartamento e vai atrás dele no aeroporto, mas também não o acha. César dá seu apartamento de presente para Zé Luiz. Dalua dá uma escultura de seu rosto para Alzira. Marcos se encontra com Ruth.
Capítulo 188 – quinta, 14 de março
Ruth pede desculpas a Marcos e conta que Isaura lhe disse como Raquel tramou a separação deles. Os dois se beijam apaixonados e ele a leva para um passeio num balão. Isaura comenta com Floriano que sempre sentirá falta de Raquel. Dalua se arruma para ir embora como circo. Na cadeia, Donato diz aos presos que vai se vingar de quem o botou lá. Os amigos de Malu aparecem fazenda para um chá de panela e Alaor não gosta.
Capítulo 189 – sexta, 15 de março
Juju convida Clarita para passar uns dias na sua fazenda. Alemão avisa aos pescadores que escreveu um livro contando a história e a vida dos moradores de Pontal. Alaor e Malu discutem e ele diz a Celina que vai domá-la. Do Carmo dá uma roupa de zorro para Dalua usar no circo. Para se desculpar com Alaor, Malu se veste de caipira. Ele acha graça, mas diz que a prefere do jeito que ela é e os dois se beijam. A caravana do circo se despede da cidade e Dalua acena para todos montado em atrevido. Alzira fica triste num canto. Dalua conhece uma contorcionista que se chama Ruth. Todos vão ao lançamento do livro de Alemão. Marcos e Ruth passeiam de iate. Fim!
*O resumo dos capítulos Mulheres de Areia podem sofrer alterações de acordo com a edição realizada pela emissora.*
Capítulos anteriores:
Capítulo 185 – segunda, 11 de março
Raquel diz a Ruth que só queria uma noite de paixão com Marcos. A irmã vai embora revoltada e Raquel diz a Isaura que não vai deixar Ruth ser feliz. Clarita entrega o cartaz para Breno e Vera guarda com ela. Depois, ela o prega na frente da igreja. Todos em Pontal vêem o cartaz e Breno não entende a atitude de Vera. Alemão se despede dos pescadores e ganha um presente. Vera explica a Breno que só agora conseguiu se livrar do passado. César persegue Raquel na estrada e o carro dela acaba capotando e explodindo.
Capítulo 186 – terça, 12 de março
César vai embora assustado. Floriano recebe a notícia da morte de Raquel e conta para Ruth e Isaura. Dalua vibra com a morte de Raquel. Marcos avisa a Ruth que vai viajar para muito longe e não sabe se volta. Manoela faz um abaixo-assinado entre os moradores para pedir a Breno que volte para a prefeitura. Breno diz a todos que, mesmo sem ser legalmente o prefeito, vai levar adiante o projeto de saneamento da praia. Vitor conta a Tônia que Joel abriu uma fábrica de pranchas de surfe. Isaura revela a Ruth que Raquel mentiu. Isaura explica a Ruth que Marcos estava dopado e Raquel armou a cena em que os dois pareciam dormir juntos.
Sinopse Mulheres de Areia
Depois de muitos anos ensinando na metrópole, Ruth, a jovem professora, regressa à sua cidade natal, a imaginária Pontal D’Areia, localizada na costa fluminense, para viver com seus pais pescadores, Isaura e Floriano, e sua irmã gêmea, Raquel. Apesar de compartilharem a mesma aparência, Ruth e Raquel possuem personalidades extremamente divergentes. Ruth é gentil, serena, modesta e de bom coração, enquanto Raquel é autêntica, ambiciosa, impetuosa e maldosa. Raquel adota a identidade de Ruth para seduzir o jovem empresário Marcos Assunção, que Ruth encontrou no caminho de volta para Pontal. Mesmo estando apaixonado por Ruth, Marcos é arrebatado pela sedução e atração de Raquel, casando-se com ela, para grande angústia de Ruth que se sente traída por ambos. No entanto, o casamento não impede Raquel de continuar a se encontrar secretamente com o trapaceiro Wanderley, seu cúmplice e amante.
Tonho da Lua, um indivíduo com deficiência mental que vive em Pontal D’Areia, esculpe figuras femininas na areia da praia e nutre um amor platônico por Ruth, que ele trata com profundo carinho e afeto. Raquel, por outro lado, o atormenta e torna sua vida um inferno, destruindo suas esculturas e o insultando sempre que possível. Tonho também é vitimizado por Donato, seu padrasto, um homem bruto e agressivo que explora os pescadores locais e tenta se aproveitar de Glorinha, a irmã e protetora de Tonho, que acaba se apaixonando pelo pescador Tito. Raquel enfrentará mais desafios em seu caminho, além de Ruth e Dalua: seu sogro Virgílio Assunção, um empresário ganancioso e inescrupuloso que desaprova o casamento de seu filho com uma mulher de origens modestas, convencido de que Raquel é uma impostora.
Vice-prefeito e proprietário do maior hotel da cidade, Virgílio tem a ambição de transformar Pontal D’Areia em um polo turístico. Porém, enfrenta resistência de seu cunhado, o prefeito íntegro Breno – irmão de sua esposa, a pacata e honrada Clarita -, e da jovem Tônia, uma vibrante comerciante local que é constantemente assediada por Virgílio, mas está determinada a destituí-lo do poder. Em casa, Virgílio ainda tem que lidar com a rebeldia de sua filha mais nova, Malu, que culpa o pai pelo suicídio de seu noivo e está sempre procurando formas de provocá-lo.
Elenco
MARCOS ASSUNÇÃO (Guilherme Fontes)
Marcos Assunção (Raul Cortez), filho de Virgílio e Clarita Assunção (Susana Vieira), é o irmão de Malu Assunção (Vivianne Pasmanter). Caracteriza-se pela sua natureza romântica e sensibilidade. Colabora profissionalmente com seu pai, figura que respeita e admira profundamente.
Está comprometido com Andrea (Karina Perez), uma união que é bem vista por todos ao redor, em particular por seu pai que enxerga nela a oportunidade de aumentar sua fortuna. No entanto, Marcos se vê enredado em um sentimento profundo por Ruth (Gloria Pires), a filha de um simples pescador. Paralelamente, é objeto de desejo de Raquel (Gloria Pires), a gêmea interesseira de Ruth, com quem, no final, acaba por se unir em matrimônio.
RUTH ARAÚJO (Gloria Pires)
Laura Cardoso, interpretando Isaura, é a mãe de Ruth, uma professora primária gentil, bonita e humilde interpretada por Gloria Pires. Ela é a gêmea idêntica de Raquel, também interpretada por Gloria Pires, mas as irmãs são totalmente distintas em personalidade. O pai de Ruth é o pescador Floriano, vivido por Sebastião Vasconcelos. Ruth desenvolve sentimentos por Marcos, interpretado por Guilherme Fontes, e também auxilia seu pai com as tarefas de pesca. Os pescadores locais a apreciam muito, e ela está sempre envolvida com as questões da comunidade onde mora. Ruth compartilha suas alegrias e tristezas com seu melhor amigo, Tonho da Lua, personagem de Marcos Frota.
RAQUEL ARAÚJO (Gloria Pires)
Raquel é uma mulher que aproveita ao máximo o que a vida tem a oferecer, utilizando sua sensualidade e todos os meios possíveis para alcançar seus objetivos. Ela chega ao ponto de tomar para si o namorado de sua irmã, Marcos, papel de Guilherme Fontes, com quem acaba se casando. Apesar do casamento, Raquel continua a se encontrar secretamente com o dissimulado Wanderlei, personagem de Paulo Betti.
VIRGÍLIO ASSUNÇÃO (Raul Cortez)
Virgílio, um próspero empresário do Rio de Janeiro, é um dos proprietários de uma corretora de valores e também detém a posse do maior hotel em Pontal D’Areia. Além disso, ele ocupa o cargo de vice-prefeito da cidade. Ele é casado com Clarita Assunção, interpretada por Susana Vieira, e é o pai de Marcos (Guilherme Fontes) e Malu Assunção (Vivianne Pasmanter).
Virgílio frequentemente se encontra em desacordo com sua filha e com o prefeito Breno, um ambientalista encarnado por Daniel Dantas, que também é seu cunhado. Ele é um homem ambicioso e arrogante, que não hesita em fazer o que for necessário para atingir seus objetivos. Apesar de sua força e determinação, Virgílio luta contra uma doença rara, um fato desconhecido para sua família.
MALU ASSUNÇÃO (Vivianne Pasmanter)
Malu Assunção, interpretada por Vivianne Pasmanter, é a filha rebelde de Virgílio (Raul Cortez) e Clarita Assunção (Susana Vieira), e irmã de Marcos (Guilherme Fontes). Ela constantemente confronta seu pai, que a proibiu de se casar com o homem que ela amava. Sua vida é preenchida por aventuras com um grupo de jovens, onde eles juntos embarcam em uma série de travessuras, criando situações desconcertantes. No entanto, o temperamento audacioso de Malu é suavizado pela influência do vaqueiro Alaor (Humberto Martins), com quem ela tem um romance ao mesmo tempo peculiar e encantador. Malu conta com a leal amizade de Carola (Alexandra Marzo), que é sua melhor amiga.
Outros atores:
- Humberto Martins como Alaor de Almeida Passos
- Laura Cardoso como Isaura Araújo
- Sebastião Vasconcelos como Floriano Araújo
- Paulo Betti como Wanderley Amaral
- Daniel Dantas como Breno Soares de Azevedo
- Isadora Ribeiro como Vera Soares de Azevedo
- Paulo Goulart como Donato
- Eduardo Moscovis como Tito Belo
- Gabriela Alves como Glorinha da Lua
- Andrea Beltrão como Antônia Vieira (Tônia)
- Evandro Mesquita como Joel
- Oscar Magrini como Vítor
- Nicette Bruno como Julieta Sampaio (Juju)
Curiosidades
Originalmente, a novela Mulheres de Areia foi transmitida em 1973 pela já desaparecida TV Tupi.
Naquela versão, as gêmeas Ruth e Raquel eram interpretadas por Eva Wilma, enquanto o personagem Da Lua era trazido à vida por Gianfrancesco Guarnieri (1934-2006).
A versão de 1993 combinava os enredos de Mulheres de Areia e O Espantalho, um roteiro originalmente desenvolvido para a TV Record em 1977. O Espantalho descrevia a luta de um prefeito para prevenir que os cidadãos de sua cidade se banhassem em um mar poluído. Nessa trama com Glória Pires como protagonista, o prefeito Breno era retratado por Daniel Dantas.
A chegada de Antônia Moraes, filha da atriz Gloria Pires, fez com que a estreia da novela fosse postergada por quase um ano. Originalmente, a novela Mulheres de Areia deveria ter substituído Felicidade em junho de 1992.
No entanto, para preencher essa lacuna, a novela Despedida de Solteiro foi produzida e exibida. Somente após essa trama é que Mulheres de Areia finalmente teve sua estreia.
Autora
Cleide Freitas Alves Ferreira, mais conhecida pelo seu nome artístico Ivani Ribeiro, nasceu em São Vicente no dia 20 de fevereiro de 1922 e faleceu em São Paulo em 17 de julho de 1995. Ela era uma aclamada atriz de rádio, escritora e autora de telenovelas no Brasil, considerada uma das mais significativas na história da teledramaturgia do país.
Ivani Ribeiro é creditada por reescrever a telenovela A Gata Comeu em 1985, uma comédia romântica situada no Rio de Janeiro, que já tinha sido adaptada anteriormente sob o título de A Barba Azul em 1974. Ela também é responsável pela versão de 1993 da telenovela Mulheres de Areia, na qual incorporou elementos da trama de O Espantalho.
Abertura
Mônica Carvalho, que na época ainda não havia feito sua estreia como atriz, foi a protagonista da abertura da novela, com a canção “Sexy Iemanjá” de Pepeu Gomes como pano de fundo. A sequência de abertura apresenta Mônica emergindo nua, alternadamente da água e da areia, simbolizando as diferentes personalidades das gêmeas Ruth e Raquel.
A cor azul da água era uma representação da delicadeza de Ruth, enquanto a cor vermelha da areia simbolizava a intensidade de Raquel. Através de efeitos de computação gráfica, as imagens de Mônica são sobrepostas, uma de costas para a outra, até se fundirem em uma única mulher.