Em Chocolate com Pimenta, Graça (Nívea Stelmann) vai entrar em trabalho de parto, porém, ficará em apuros. Por outro lado, a parteira terá a dura missão de salvar a irmã de Celina (Samara Felippo) ou bebê. Em um ato inédito, a jovem pedirá para que seu filho seja salvo, pois morrerá no lugar dele.
Após muita complicação, nascerá o filho de Graça. Nesse momento, Guilherme (Rodrigo Faro) e Celina entrarão no quarto ficarão felizes com o nascimento do bebê. Só que Celina perceberá que sua irmã ainda está sangrando muito e se desesperará.
A parteira dirá que Graça escolheu o filho: “deixa a moça falar porque não há muito tempo”, dirá. Guilherme estranhará: “como assim não há muito tempo?”. “Eu senti do fundo do meu coração que era a minha vida ou a vida do nosso filho. Dizem que há certos momentos que as mães tem o poder de escolher. Eu escolhei o menino”, revelará a vilã, se arrependendo.
Em seguida, a parteira revelará que o anjo tinha que buscar uma alma: “ela ofereceu a dela”, explicará. Guilherme dirá que essas coisas não existem. “Agora eu sei que existem”, responderá Graça, já quase morrendo. Ela entregará o seu filho para ele segurar: “seja felizes! Antes de partir eu peço…”, falará. Celina implorará: “não vá embora”.
Escrita por Walcyr Carrasco, a trama é protagonizada por Murilo Benício e Mariana Ximenes que interpretam, respectivamente, Danilo e Ana Francisca. O folhetim também conta com Elizabeth Savalla, Priscila Fantin, Drica Moraes, Marcello Novaes, Caco Ciocler e Tarcísio Filho.