Em Chocolate com Pimenta, Darlene (Sabrina de Souza) vai descobrir que Inácia (Viviane Porto) é sua mãe e que foi abandonada pela mulher na porta da casa de Jezebel (Elizabeth Savalla) quando era apenas uma bebê. A revelação, no entanto, deixará a menina assustada, mas, ao mesmo tempo, ficará feliz por ser filha da empregada: “promete que não vai me abandonar?”, pedirá, que será abraçada pela mãe.
A princípio, Jezebel humilhará Darlene ao dizer que ela tem que trabalhar para fazer jus ao feijão que come. Inácia, contudo, rebaterá dizendo que trabalha por duas e não quer que a menina trabalhe. Nesse momento, Jezebel revelará a origem de Darlene.
“Essa menina foi abandonada aqui na porta de casa como um gatinho sem dono”, dirá a vilã. “Eu peguei amor por ela”, dirá Inácia. Epaminondas (Ary França), que estará presente, sacará tudo. Em seguida, ao ficar sozinho com a empregada, ele perguntará se ela é mãe de Darlene. “Vai cuidar da sua vida”, reclamará Inácia. “Eu não a censuro, se eu tivesse um filho eu também abandonaria na porta da casa de alguém melhor de vida”, falará o empregado.
Na sequência, Darlene perguntará se foi abandonada. Inácia, por sua vez, revelará que é muito cedo para falar do assunto: “mas olha, agora eu estou aqui”, dirá. A pequena perguntará se ela vai abandoná-la. “Não, nunca mais!”, responderá a empregada. As duas se abraçarão.
Escrita por Walcyr Carrasco, a trama é protagonizada por Murilo Benício e Mariana Ximenes que interpretam, respectivamente, Danilo e Ana Francisca. O folhetim também conta com Elizabeth Savalla, Priscila Fantin, Drica Moraes, Marcello Novaes, Caco Ciocler e Tarcísio Filho.