João (Matheus Assis) se tornará um verdadeiro anjo na vida de Aline (Barbara Reis) nos próximos capítulos de Terra e Paixão. Isso porque o menino ajudará a mãe a encontrar a documentação referente a escritura da fazenda de sua família, fato este que fará com que Antônio La Selva (Tony Ramos) quebre literalmente sua cara na trama de Walcyr Carrasco.
Tudo começará quando o garoto passar a ter pesadelos com Samuel (Ítalo Martins), morto a mando do marido de Irene (Glória Pires). Nisso, a protagonista chegará a pensar que o filho esteja traumatizado e tendo pesadelos e, então, se mostrará assustada. Porém, na verdade, o falecido estará tentando se comunicar com o herdeiro sem que ninguém saiba.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de Terra e Paixão
Será, portanto, quando estiver dormindo que o personagem de Matheus Assis chamará pelo pai. Depois, ao despertar, a criança fará questão de falar para a matriarca que precisa saber o paradeiro de seu genitor. “Meu filho, o seu pai se foi… Você sabe disso…”, afirmará a professora. Mesmo assim, João deixará claro que não sonhou. “Não. Eu vi meu pai, eu vi… Ele tava naquele lugar que ele ia…”, confessará.
Em seguida, a mocinha questionará que lugar é esse, mas o menino não saberá informar. “Não sei… Mas eu quero ver meu pai!”, insistirá João, que, posteriormente, desaparecerá de casa, fazendo com que Aline e Jussara (Tatiana Tibúrcio) achem que ele praticou alguma rebeldia. No entanto, ao retornar para a residência, João avisará que estava a procura de Samuel. “Não diz bobagem, menino. Seu pai não está mais aqui. Você não pode sumir sem mais nem menos”, reclamará a doméstica.
“Mas eu vi o meu pai, eu sonhei com ele… Tava me chamando praquele lugar que ele ia… Eu não sei, por isso que fui procurar. Papai disse que se eu procurar o caminho, eu achava…”, justificará o inocente, na sequência. Nessa hora, Jussara fará questão de pedir a Aline para que ela benza seu filho. “Mãe, a morte do Samuel é muito recente… Com certeza, isso mexeu com o João. Tudo que meu filho precisa agora é de amor. Eu vou cuidar dele”, sentenciará a viúva.
João foge novamente, e o milagre acontece
Apesar dos pesares, João ainda causará bastante dor de cabeça na família: no dia seguinte, ele sairá pela mata e fará com que Aline inicie as buscas. Minutos depois, ele será visto andando sozinho, como se estivesse procurando algo. Na sequência, João gritará pelo nome do pai e logo correrá. Sendo assim, a personagem de Barbara Reis irá atrás dele e o avistará ao lado de Jucerê (Daniel Munduruku).
“João… Eu tive tanto medo de perder você, meu filho… Por que fugiu de novo?”, questionará Aline. “Menino não fugiu. Pai dele chamou e ele veio… Pai do menino mostrou caminho… E trouxe a moça até Jurecê”, responderá o índio. “Eu achei o lugar, mãe… É aqui que meu pai vinha”, falará João, deixando a professora sem entender. “Samuel era amigo de Jurecê… Um dia, amigo veio procurar ajuda… Ele não sentia que tava seguro na casa… Por isso, deixou um bem importante com Jurecê… Pediu pra guardar…”, explicará o indígena.
Em seguida, Iraê (Suyane Moreira) aparecerá com uma pequena arca. “Eu vi no sonho… O papai abria essa caixa… Era essa caixa, sim…”, dirá o menino.“Esses papéis… É… A escritura das nossas terras! A escritura não queimou junto com a casa… Está aqui! Esse documento é a prova que eu preciso pra impedir que tomem minhas terras, a herança do meu filho… Eu nem sei como agradecer”, reagirá Aline, surpresa e emocionada com o ocorrido.
“Amor falou mais alto. Menino ouviu a voz do pai… E abriu caminho pro destino se cumprir”, completará Jurecê. “Meu filho… Tenho tanto orgulho de você… Acima de tudo… Você é meu bem mais precioso”, comentará a mocinha, dando um abraço apertado em João. “Agora moça sabe o que fazer”, encerrará o pajé.