Em Chocolate com Pimenta, Danilo (Murilo Benício) finalmente descobrirá que Tonico (Guilherme Vieira) é seu filho. Na ocasião, o bonitão ouvirá Ana (Mariana Ximenes) conversando Barbara (Lília Cabral) sobre a paternidade do garoto e concluirá que foi vítima das mentiras de sua tia.
A princípio, Peixoto (Ângelo Paes Leme) decidirá revelar para Ana a verdadeira identidade do responsável pela humilhação que ela sofreu durante sua formatura no passado. “Lembra daquele baile em que jogaram tinta verde em cima de sua pessoa?”, iniciará o soldado. “Eu sei que todo esse tempo a senhora ficou pensando que foi o Danilo… eu mantive esse segredo, eu fui tão burro”, continuará. “Segredo? Que segredo?”, questionará ela. “Foi eu quem jogou a tinta verde na senhora”, revelará Peixoto, deixando Ana atônita.
Furiosa, Ana Francisca confronta Bárbara (Lília Cabral) sobre o que descobriu. “Agora eu sei de tudo! Eu descobri que foi você quem mandou jogar aquele balde de tinta em mim na formatura!“, gritará a viuvinha. Bárbara tentará se defender e assegurará ser inocente, mas Ana não acreditará nela e continuará confrontando a vilã.
“A senhora disse ao Danilo que eu estava esperando um filho dele? Disse que o Tonico é filho dele, do Danilo? Disse?“, perguntará Ana. Nesse momento, Danilo descerá as escadas e ficará chocado com o que ouve, caminhando em direção a protagonista.
Mais tarde, ao ficar sabendo de tudo, ele correrá para o sítio de Carmem (Laura Cardoso). Ao encontrar Tonico, o personagem de Murilo Benício irá abraça-lo. “Meu filho, eu te peço perdão porque eu num soube ser o seu pai”, falará emocionado. “EU sempre quis que você fosse o meu pai”, dirá o garoto, todo feliz.