Na reta final de O Rei do Gado, Marcos (Fábio Assunção) está prestes a saber seu destino diante do julgamento pelo assassinato de Ralf (Oscar Magrini). Com o momento cada vez mais próximo, ele começa a ficar apreensivo e com medo das possíveis consequências. Preocupado, o playboy desabafa com seu pai, Bruno (Antônio Fagundes), temendo não ver seu filho com Liliana (Mariana Lima) crescer.
Para tranquilizá-lo, o fazendeiro aconselha Marcos a conversar com seu advogado e se preparar para enfrentar o júri. Algum tempo depois, Bruno parte para a fazenda do Araguaia, onde passará alguns dias organizando seus negócios.
Durante a visita, Bruno conversa com Zé do Araguaia (Stenio Garcia) e os dois relembram o passado, emocionados. Bruno, então, decide doar três mil cabeças de gado para Zé e Donana (Bete Mendes), gesto que deixa o funcionário comovido. Mas Zé percebe a preocupação do patrão e questiona a razão.
Bruno faz promessa surreal envolvendo Marcos
Bruno revela a situação de Marcos e o risco que ele corre perante a justiça, temendo pelo futuro do filho. Com medo de que o pior aconteça, ele afirma que, caso Marcos seja absolvido, nunca mais vai lidar com bois em sua vida, fazendo uma promessa a Zé. O administrador da fazenda fica surpreso com a decisão do patrão e mal acredita que ele esteja falando sério, afinal, o protagonista é o maior pecuarista do país e construiu toda a sua fortuna em cima disso.
Veja também: Resumo dos capítulos da novela O Rei do Gado
Escrita por Benedito Ruy Barbosa em 209 capítulos, a trama rural é protagonizada por Antônio Fagundes, Patricia Pillar, Raul Cortez, Glória Pires, Fábio Assunção, Silvia Pfeifer, Carlos Vereza e Stênio Garcia, e com direção de Luiz Fernando Carvalho.