Em Terra e Paixão, Antônio (Tony Ramos) está obcecado pelas terras deixadas por Samuel (Ítalo Martins), mesmo diante das inúmeras negativas por parte de Aline (Bárbara Reis) e toda a determinação mostrada pela moça. O fazendeiro, no entanto, persiste em fazer propostas para a professora para assumir o controle do local.
Mas Aline mostra coragem e enfrenta Antônio cada vez que os dois se encontram. A moça já jogou na cara do ricaço que sabe ter sido ele o mandante da morte de Samuel e avisa que um dia a justiça será feita.
Assim, Antônio ordena, novamente, que Daniel (Johnny Massaro) tente convencer a professora a vender as terras. Fascinado pela viúva de Samuel, o advogado nem reclama dessa tarefa e vai até a fazenda dela para uma nova investida.
Daniel descobre motivo da cobiça do pai pelas terras de Aline
Os dois conversam à beira de um riacho e Daniel se impressiona com a força daquela mulher. Aline já está colocando a mão na massa e aprendendo como trabalhar a terra, graças à ajuda de Jonatas (Paulo Lessa). Nesse momento, o filho de Irene (Gloria Pires) repara em um detalhe que nunca havia chamado sua atenção.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de Terra e Paixão
Daniel nota o quão cristalina é a água das terras de Aline, enquanto a água da fazenda de Antônio é escura e barrenta. Inocente, o rapaz comenta isso com a moça e ela afirma que aquele pedaço de chão é, mesmo, abençoado e com fontes de água. Jonatas explica que o barro na água pode ser indicação de que a fonte está secando.
O advogado parte novamente sem conseguir fechar negócio com Aline, mas fica intrigado e começa a imaginar que é justamente pela água que seu pai tem tanta cobiça por aquelas terras. Mesmo diante da resistência da professora, Antônio continuará a fazer propostas para adquirir as terras.