Em Chocolate com Pimenta, Jezebel (Elizabeth Savalla) vai querer tirar a fábrica de chocolate e toda a herança que Ana Francisca (Mariana Ximenes) herdou de seu irmão Ludovico (Ary Fontoura). Para isso, a vilã falsificará um documento que comprova que ela é a herdeira do ricaço e não a viuvinha. O caso será levado a julgamento e todos ficarão nervosos com a situação.
Durante o julgamento, várias testemunhos se apresentarão contra Ana Francisca. A viuvinhas, aliás, ficará em choque ao descobrir que Danilo (Murilo Benício) vai depor contra ela. Ao vê-lo, ela o confrontará: “Vai mesmo testemunhar contra mim? No fundo eu não acreditava que viria. Tem tanto ódio de mim?”, indagará ela.
Por outro lado, o mocinho, por amar muito a mulher, hesitará em falar mal dela. Apesar de chamá-la de golpista, ele a defenderá dos insultos das pessoas da sala. “Eu nem queria vir até aqui. Eu só vim porque eu fui intimado a depor. A Aninha é cheia de defeitos, eu até fiquei magoado com ela. Agora a Aninha ama o filho dela. Eu peço a vocês para não colocarem o Tonico no meio dessa conversa. Ela é uma ótima mãe, ela ama esse garoto e ninguém aqui pode negar esse amor”, dirá o bonitão.
Em cenas seguintes, entretanto, para a desgraça de Ana, o juiz, após examinar o suposto documento de doação deixado por Ludovico, declarará que os bens do falecido deverão voltar para Jezebel – contanto que ela pague uma pensão a Tonico. Ana Francisca e Guilherme (Rodrigo Faro) ficarão arrasados com o veredito. Ana Francisca, apesar da derrota, avisará que não tem medo de ninguém naquela cidade. Sem saída, ela vai embora da casa de Ludovico.
A novela foi escrita por Walcyr Carrasco e protagonizada por Murilo Benício e Mariana Ximenes, que interpretaram, respectivamente, Danilo e Ana Francisca. A trama foi dirigida por Jorge Fernando e inspirada na obra A Viúva Alegre, de Franz Lehár. Além de Mariana Ximenes e Murilo Benício, o folhetim contou com Elizabeth Savalla, Priscila Fantin, Drica Moraes, Marcello Novaes, Caco Ciocler e Tarcísio Filho.