No final da novela O Rei do Gado, Geremias (Raul Cortez) e Rafaela (Glória Pires) entrarão em um acordo para que nenhum dos dois seja preso: ele por ter assassinado o Dr. Fausto (Jairo Mattos) e ela por tê-lo tentado mata-lo. Por conta disso, o idoso entregará a fazenda que comprou de Bruno Mezenga (Antônio Fagundes) para ela e, em troca, pedirá que a vilã não diga sobre o seu crime.
Na ocasião, Geremias avisará que não deixará Rafaela ir embora de sua fazenda sem nada. A vilã dirá que não vai aceitar qualquer esmola. “Eu vou te dar aquela fazenda que foi do Mezenga com toda aquela boiada que tem lá”, disparará o personagem de Raul Cortez. Nesse momento, Rafaela ficará sem acreditar.
“Apesar de tudo o que aconteceu o senhor me daria aquela fazenda?”, perguntará Rafaela. Ela, por sua vez, perguntará sob quais condições ganhará a fazenda. “Você vai esquecer aquele maldito Dr. Fausto, que matou o meu melhor amigo”, disparará ele.
Rafaela avisará para Geremias que já tinha esquecido a história e que jamais o acusaria. O italiano também alertará que vai esquecer o fato da megera tê-lo tentado matar. Já em cenas seguintes, Geremias voltará a conversar com Rafaela e dirá que ela nunca mais volte a vê-lo, nem no seu velório. “pode ir arrumar suas coisas”, ordenará ele. Ela ainda tentará falar com ele, mas o veterano será rude: “não temos mais nada para conversar”.
Escrita por Benedito Ruy Barbosa em 209 capítulos, a trama é protagonizada por Antônio Fagundes, Patricia Pillar, Raul Cortez, Glória Pires, Fábio Assunção, Silvia Pfeifer, Carlos Vereza e Stênio Garcia.