Em O Rei do Gado, Donana (Bete Mendes) finalmente faz as pazes com Uerê (Pedro Gabriel). Depois de descobrir que o menino é filho biológico de Zé do Araguaia (Stenio Garcia), ela deixa de lado as desavenças do passado. Isso é especialmente verdade após “ganhar” Uerê de Magu (Regina Dourado).
Donana tenta ser uma boa mãe para Uerê, apesar da resistência inicial do menino. Mas, aos poucos, ela ganha a confiança dele, revelando-se uma pessoa com um coração de ouro. Durante o tempo em que passam juntos, Uerê expressa o desejo de aprender a ler e escrever. Infelizmente, a escola mais próxima fica muito longe da fazenda de Bruno (Antonio Fagundes).
Assim, Donana toma a iniciativa de ajudar Uerê a realizar seu sonho e mudar sua vida. Ela percebe que o menino está usando um lápis e decide passar adiante o pouco que sabe. “O que Donana aprendeu, ela vai lhe ensinar”, ela diz com segurança.
Donana ajuda Uerê e deixa Zé empolgado
O menino fica animado e quer estudar para se tornar um piloto. “Uerê tem que aprender logo, para voar e se tornar o piloto do patrão do seu pai”, diz ele com determinação.
Veja também: Resumo dos capítulos da novela O Rei do Gado
Apesar de ter poucos recursos, Donana pega um lápis e ensina Uerê a desenhar as letras. Ela fica muito orgulhosa em ser a professora do menino, e Zé não consegue conter a alegria ao contar tudo para Bruno. “Ela resolveu ensinar o moleque ela mesma”, ele diz com admiração.
Escrita por Benedito Ruy Barbosa em 209 capítulos, a trama é protagonizada por Antônio Fagundes, Patricia Pillar, Raul Cortez, Glória Pires, Fábio Assunção, Silvia Pfeifer, Carlos Vereza e Stênio Garcia, e com direção de Luiz Fernando Carvalho.