Cândida (Yeda Dantas) enganou Jezebel (Elizabeth Savala) e Bernadete (Kayky Brito) pelo fato de ter dito que o bebê que teve era uma menina na reprise de Chocolate com Pimenta. Sem condições para criar o garoto e sabendo que a ricaça queria uma menina para adotar, a empregada não viu outra alternativa a não ser a de entregar seu filho a megera para que ela o criasse pensando se tratar de uma figura feminina na trama de Walcyr Carrasco.
Porém, não demorará muito para que toda a verdade venha à tona. E será o Dr. Paulo (Guilherme Piva) que descobrirá tudo durante uma consulta médica a Bernadete. Depois disso, Cândida se verá pressionada pelo filho e a patroa. “Fale logo porque fez isso comigo!”, pressionará o personagem de Kayky Brito, que passará a se chamar Bernardo.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de Chocolate com Pimenta
Acuada, a humilde explicará seus motivos: “Você era meu filho. Já tinha dois anos, seu pai tinha morrido e eu trabalhava de empregada. A Dona Jezebel não sabia que eu tinha filho porque era o tipo de patroa que não aceitava que empregada tivesse filho. Eu vivia com tanta dificuldade, o salário era tão baixo. Eu não tinha dinheiro para nada, nem para te sustentar. Quando ela disse que queria uma menina para criar como filha, então eu tive a ideia. Eu sabia que a Dona Jezebel não gostava de cuidar de crianças e eu mesma cuidei de você”.
Cândida segue se explicando, mas é levada presa
Em seguida, a funcionária continuará seu relato: “Quando você era pequena, era fácil, depois o tempo foi passando e foi ficando difícil. E então eu botei na sua cabeça que você não poderia ficar sem roupa na frente de ninguém e nem ficar sem roupa na frente dos outros”, dirá. “Por isso que eu sentia umas coisas estranhas”, retrucará a jovem.
“E a senhora pretendia continuar com essa história até quando?”, vai querer saber o médico, se intrometendo no assunto. “Até quando ele terminasse os estudos e tivesse a oportunidade de ter uma boa profissão. Até que pudesse entender, quem sabe entenderia o meu sacrifício”, responderá a mulher. “Sacrifício? Você me fez passar por ridículo, virar uma piada!”, devolverá Bernadete, irritada.
Logo após, Cândida suplicará o perdão do filho, alegando que fez tudo por amor, mas ele deixará bem claro que nunca a perdoará. “Como vou sair na rua e olhar para os outros sem ser motivo de chacota?”, questionará. Nessa hora, a irmã de Ludovico (Ary Fontoura) perderá a paciência e logo chamará a polícia. “Senhor delegado, prenda essa salafrária por vigarice. Depois farei a acusação”, sentenciará a dondoca, colocando a serviçal atrás das grades.