Enganado todos esses anos, Bernadete (Kayky Brito) finalmente descobrirá que é um menino na reprise de Chocolate com Pimenta. A partir daí, a “garota” mudará o seu modo de se vestir, além de passar a se chamar Bernardo. Contudo, o que, de uma certa forma, surpreenderá é o fato de ele não perdoar Cândida (Yeda Dantas), que revelará ser mãe biológica dele, e, muito menos, Jezebel (Elizabeth Savala), que também o enganou ao fingir ser sua matriarca, embora não soubesse que a moça, na verdade, é um rapaz.
Diante disso, o personagem de Kayky Brito resolverá recorrer a ajuda de Ana Francisca (Mariana Ximenes) e, dessa forma, pedir para morar com ela na trama de Walcyr Carrasco. Sensibilizada com o caso, a viuvinha não pensará duas vezes em acatar a solicitação e ainda dar o seu total apoio ao mesmo em tudo o que necessitar.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de Chocolate com Pimenta
Em seguida, a mãe de Tonico (Guilherme Vieira) falará que vai mandar fazer roupas novas em um alfaiate, além de dar entrada em novos documentos a fim de que ele seja reconhecido no masculino. Logo após, Bernardo se mostrará radiante e grato a tudo aquilo que foi feito em prol dele. No mais, o jovem chegará também a confessar sua vontade em ver Cássia (Luiza Curvo), sua grande amiga e crush.
Bernadete descobre a verdade
Tudo iniciará quando a “garota” perceber que tem algo diferente em seu corpo e, com isso, começará a dar sinais. Ao saber o que se passa, Jezebel logo resolverá levá-la ao médico juntamente com Mocinha (Denise del Vecchio) e Márcia (Drica Moraes).
Chegando lá, Dr. Paulo (Guilherme Piva) examinará Bernadete e tomará conhecimento de que ela é ele, a partir do momento em que olhar as partes baixas da menina. Depois, será a vez de Jezebel, Mocinha e Márcia constatarem que Bernadete é um homem e não uma mulher como pensaram.
Sem entender absolutamente nada do que está acontecendo, Bernadete pedirá explicações ao doutor, que logo tratará de lhe arranjar roupas masculinas antigas para se vestir como deve. Diante da confusão instalada no local, Jezebel acionará a polícia e chamará Cândida, a verdadeira mãe de Bernadete, para lhe dar satisfações.
Segundo a mulher, o motivo pelo qual ela fez isso foi por acreditar que o filho teria uma boa criação e condições financeiras se estivesse morando com Jezebel. Em seguida, Cândida pedirá perdão ao filho, que passará a se chamar Bernardo, mas será ignorada pelo próprio e presa.