Em O Rei do Gado, Bruno Mezenga (Antônio Fagundes) passará por alguns problemas nos últimos capítulos da novela e fará uma promessa inusitada. Isso porque o veterano descobrirá que Marcos (Fábio Assunção) matou Ralf (Oscar Magrini) e fará de tudo para conseguir que seu filho tenha liberdade.
Antes do julgamento de Marcos, Bruno terá uma conversa com seu melhor amigo, Zé do Araguaia (Stênio Garcia). Ele surpreenderá ao confessar que largará a vida de criação de gado caso seu filho ganhe a liberdade. “Se fosse para livrar o meu filho eu dava toda a minha boiada”, revelará o personagem de Antônio Fagundes.
Zé, por outro lado, oferecerá suas cabeças de gado que ganhou de Bruno: “Se o senhor precisar dos bois que que o senhor vai me dar…”. Bruno, por sua vez, o interromperá: “Não, Zé. Deixa disso! Eu vou contar uma coisa só para você. Eu fiz uma promessa solene para mim mesmo”, iniciará o fazendeiro.
Zé perguntará que tipo de promessa o patrão fez e ficará pasmo com o que vai ouvir: “Se eu conseguir livrar o meu filho dessa, eu nunca mais lido com boi nessa minha vida (…) Se ele se livrar dessa acabou o Rei do Gado”, finalizará o protagonista, deixando o amigo incrédulo.
Escrita por Benedito Ruy Barbosa em 209 capítulos, a trama é protagonizada por Antônio Fagundes, Patricia Pillar, Raul Cortez, Glória Pires, Fábio Assunção, Silvia Pfeifer, Carlos Vereza e Stênio Garcia.