Em Chocolate com Pimenta, Miguel (Caco Ciocler) acabará revelando toda a verdade sobre sua origem. Nos próximos capítulos, o rapaz dirá que é filho de Ludovico (Ary Fontoura) com uma cigana e explicará o motivo de ter escondido o segredo por tanto tempo.
A princípio, Miguel será acusado de roubar Ana (Marina Ximenes). Ele, então, acabará falando toda a verdade. “Diga, porque estava xeretando no meu quarto?”, indagará a viuvinha. “Eu sou filho do Ludovico”, disparará ele. Márcia (Drica Moraes) perguntará se ele tem algum documento para provar. “não! minha mãe era cigana e meu pai nunca me reconheceu oficialmente”, prosseguirá ele.
Em seguida, Miguel dirá que Ludovico, anos depois, mandou uma carta para sua mãe dizendo que estava arrependido: “por isso que eu vim para cá”, completará. Márcia alertará dizendo que é mais um querendo se aproveitar da fábrica. Nesse momento, o personagem de Caco Ciocler esclarecerá suas intenções.
“Não, Márcia. No início sim, eu pensei que se eu pudesse provar ser filho do Ludovico eu teria direito a uma parte da herança”, dirá Miguel olhando para Ana. “Mas depois que eu te conheci não queria mais nada de você”, afirmará o bonitão para a jovem.
Miguel revelará o que foi fazer no quarto de Aninha: “eu só fui na sua casa procurar um diário, uma prova. Eu sabia, eu intui que alguma prova poderia te ajudar se eu pudesse provar que eu sou filho do Ludovico, eu teria impedido o processo da Jezebel (em tomar a Fábrica de volta)“.
A trama foi dirigida por Jorge Fernando e inspirada na obra A Viúva Alegre, de Franz Lehár. Além de Mariana Ximenes e Murilo Benício, o folhetim contou com Elizabeth Savalla, Priscila Fantin, Drica Moraes, Marcello Novaes, Caco Ciocler e Tarcísio Filho.