Em Mar do Sertão, o coronel Tertúlio (José de Abreu) há muito tempo busca uma maneira de proteger sua família, assumindo a responsabilidade por seus erros passados e carregando um grande fardo. No entanto, ele só quer viver uma vida tranquila e simples com seus entes queridos.
Infelizmente, a paz que ele busca pode estar fora de alcance, pois seu filho Tertulinho (Renato Góes) se envolve em uma luta com Noé Dantas (Marcelo Adnet), que está armado. Tertulinho acaba atirando em Noé em legítima defesa, mas o resultado é fatal.
Ao perceber que Noé pode revelar segredos de sua vida, Tertúlio tenta subornar o homem com dinheiro, mas ele recusa. Deodora (Debora Bloch) chega a ordenar a Pajeú (Caio Blat) que elimine Noé, mas o jagunço fica hesitante em seguir a ordem da fazendeira.
Porém, após se encontrar com Deodora, Noé avisa que irá aceitar a oferta de Tertúlio, planejando ficar rico enganando o coronel. Com raiva, Deodora pede ajuda a Pajeú, mas acaba suplicando para que Tertulinho vá atrás do detetive.
Tertúlio assume culpa pela morte de Noé
O advogado cai na armadilha de sua mãe e segue Noé. O detetive comparece armado à reunião com o coronel, pronto para obter o dinheiro e lutar, mas Tertulinho estraga tudo ao atacar o homem. O vilão luta para agarrar a arma, e durante o conflito, o revólver é disparado. Noé é atingido, causando desespero ao filho de Deodora.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de Mar do Sertão
Com o cafetão morto em seus braços, Tertulinho fica desesperado e não sabe o que fazer. O coronel chega ao local e testemunha a cena aterrorizante e surpreende ao decidir assumir a culpa pelo crime para proteger o filho.
As coisas pioram ainda mais para Tertúlio quando sua namorada Dagmar (Heloísa Jorge) fica furiosa com ele pelo que aconteceu e termina o relacionamento imediatamente, deixando Tertúlio sozinho para enfrentar as consequências de sua atitude.