Nos próximos capítulos de O Rei do Gado, Rafael, o pequeno índio Uerê (Pedro Oliveira), chega na fazenda do Araguaia e conhece sua mãe adotiva, Donana (Bete Mendes). Com a ajuda de Bruno (Antonio Fagundes), Zé do Araguaia (Stenio Garcia) consegue convencer a avó biológica de Rafael, a índia Magu (Regina Dourado), a permitir que o menino seja criado na fazenda. No entanto, Donana não sabe que o menino é, na verdade, filho biológico de Zé.
A caminho da fazenda, Zé explica a Rafael que ele não poderá chamá-lo de pai imediatamente, o que deixa o menino confuso e enfezado. Quando eles finalmente chegam à fazenda de barco, Rafael questiona Zé sobre o motivo da mentira, e fica ainda mais confuso com a resposta evasiva do peão. Enquanto isso, Bruno aconselha Zé a esclarecer a situação para evitar confusão com Donana.
Donana se aproxima do barco com um sorriso no rosto, mas é surpreendida com a atitude arredia de Rafael. Ela tenta pegar as coisas do menino, mas ele se afasta e não deixa ela tocar em nada. Mais tarde, Zé leva Rafael para ajudá-lo na lida dos bois e Donana oferece comida ao menino, que come bastante, mas continua a parecer triste e calado.
Rafael rejeita Donana e a deixa triste
Donana percebe que Rafael precisa de roupas e sugere que eles comprem algumas para ele. Quando ela tenta conversar com o menino, ele mostra a língua para ela e se afasta, deixando-a triste. “Ô diacho, Zé, ele zangou comigo”, lamenta Donana. Zé consola a esposa e diz que ela precisará ter paciência para lidar com o menino.
Veja também: Resumo dos capítulos da novela O Rei do Gado
Escrita por Benedito Ruy Barbosa em 209 capítulos, a trama é protagonizada por Antônio Fagundes, Patricia Pillar, Raul Cortez, Glória Pires, Fábio Assunção, Silvia Pfeifer, Carlos Vereza e Stênio Garcia.