Na reta final de Mar do Sertão, um personagem acabará tendo um fim trágico e inesperado. Isso porque Tertulinho (Renato Góes) cometerá um assassinato de forma surpreendente, porém, é o coronel Tertúlio (José de Abreu) quem arcará com as consequências do crime, assumindo a culpa e sendo preso.
O personagem que terá um destino cruel é Noé Dantas (Marcelo Adnet). O forasteiro não dura muito na trama e sofre as consequências por tentar expor o passado do coronel e de Deodora (Débora Bloch). Ele é baleado e morto, deixando os moradores de Canta Pedra em choque.
Ao perceber que Noé pode revelar segredos de sua vida, Tertúlio tenta subornar o homem com dinheiro, mas ele recusa. Deodora chega a ordenar a Pajeú (Caio Blat) que elimine Noé, mas o jagunço fica hesitante em seguir a ordem da fazendeira.
Tertulinho mata Noé e Tertúlio assume autoria do crime
Porém, após se encontrar com Deodora, Noé avisa que irá aceitar a oferta de Tertúlio, planejando ficar rico enganando o coronel. Com raiva, Deodora pede ajuda a Pajeú, mas acaba suplicando para que Tertulinho vá atrás do detetive.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de Mar do Sertão
O advogado cai na armadilha de sua mãe e segue Noé. O detetive comparece armado à reunião com o coronel, pronto para obter o dinheiro e lutar, mas Tertulinho estraga tudo ao atacar o homem. O vilão luta para agarrar a arma, e durante o conflito, o revólver é disparado. Noé é atingido e morto, causando desespero ao filho de Deodora. Xaviera (Giovana Cordeiro) chega a tempo, assim como a polícia, que prende o vilão.
No entanto, prestes a ser capturado, Tertulinho é salvo por Tertúlio. O coronel acaba assumindo a culpa, afirmando que é o verdadeiro autor do crime, trocando de lugar com o filho. Assim, ele paga o preço pela morte de Noé, enquanto o vilão escapa da prisão novamente.