Em Mar do Sertão, José (Sérgio Guizé) tentará tirar a limpo novamente os momentos do passado em que foi ameaçado e correu risco de vida. O protagonista não esqueceu quando Fubá Mimoso (Marco França) foi contratado para acabar com a sua vida.
O matador, que foi contratado por Tertulinho (Renato Góes), acabou sendo convencido por Xaviera (Giovana Cordeiro) a desistir do crime e se entregar à polícia. Logo depois, ele fez questão de ir pedir desculpas pessoalmente a José, mas não revelou quem foi o mandante do serviço.
E com o retorno de Fubá à Canta Pedra, agora totalmente regenerado, José trará a história à tona novamente e estará empenhado em descobrir quem encomendou a sua morte. O protagonista chegou a ir atrás de Tertulinho, mas o advogado, malandro, soube sair da situação e não comentou nada sobre o assunto.
José confronta Tertúlio
Assim, José decide confrontar outro alvo: Tertúlio (José de Abreu). O protagonista chega a questionar o pai sobre quem encomendou a sua morte para Tião/Fubá Mimoso, mas em um tom de acusação. O coronel, que já está fragilizado emocionalmente por todos os problemas que vem enfrentando, tendo até mesmo iniciado um tratamento psicológico, ficará abalado com o questionamento do filho.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de Mar do Sertão
José não imagina que o próprio coronel tentou convencer Fubá a desistir do serviço, oferecendo dinheiro ao ex-matador. Agora, no entanto, o veterano ficará indignado ao se sentir acusado pelo protagonista de tentar matá-lo e chegará a cair no choro, alegando que jamais faria mal ao filho. José demonstra arrependimento pela acusação e tenta consolar Tertúlio. Mais tarde, em conversa com Candoca (Isadora Cruz), ele confessa que ficou preocupado com o estado do fazendeiro.
Vale destacar que Mar do Sertão é escrita por Mário Teixeira, sob a direção geral de Pedro Brenelli e direção artística de Allan Fiterman. Nos papeis principais, a novela das seis conta com Isadora Cruz, Sergio Guizé, Renato Góes, Cyria Coentro, Débora Bloch, José de Abreu, Giovana Cordeiro e Enrique Díaz.