Em Mar do Sertão, o coronel Tertúlio (José de Abreu) estará novamente à beira de um ataque de nervos, e depois de sofrer mais um piripaque, o vilão finalmente é convencido por Candoca (Isadora Cruz) a fazer um tratamento psiquiátrico, mas esse processo não será nada fácil.
Na primeira vez que recebeu a visita de Levi (Rodrigo Ferrarini), o coronel dispensou o médico na base do tiro, mas dessa vez, estará disposto ao ouvir o que profissional tem a lhe dizer. Porém, o veterano não abandonará o seu estilo rabugento, o que deixará o profissional apavorado e vai tirar a própria Candoca do sério.
Logo ao se deparar com o médico na sua fazenda, Tertúlio sequer dará boa tarde ao homem. “Quem foi que convidou esse cabra?”, questionará o vilão. “Coronel, por favor, só escute o que o doutor Levi tem pra lhe dizer!”, pedirá a sua nora, já impaciente.
O coronel, então, tentará amenizar o seu tom, aceitando ouvir Levi, mas não perde a chance de dar um apavoro no rapaz, lembrando da sua arma: “Pode ficar tranquilo que minha espingarda tá guardada. Vou mandar lhe servir café em vez de bala”.
Tertúlio procura José e Candoca após ser interditado
Apesar de iniciar o tratamento, Tertúlio viverá um verdadeiro inferno astral nos próximos capítulos, principalmente após descobrir que foi interditado judicialmente pelo seu filho, Tertulinho (Renato Góes).
Veja também: resumo dos próximos capítulos de Mar do Sertão
Ao descobrir a atitude do jovem, o coronel aparecerá ainda mais deprimido e decidirá até mesmo deixar a fazenda Palmeiral. Ele vai procurar Candoca e José (Sérgio Guizé) para relatar o que aconteceu. Os dois ficarão indignados, mas pensarão em uma maneira de ajudar o vilão.
Vale destacar que Mar do Sertão é escrita por Mário Teixeira, sob a direção geral de Pedro Brenelli e direção artística de Allan Fiterman. Nos papeis principais, a novela das seis conta com Isadora Cruz, Sergio Guizé, Renato Góes, Cyria Coentro, Débora Bloch, José de Abreu, Giovana Cordeiro e Enrique Díaz.