Nos próximos capítulos de Mar do Sertão, o estado de saúde de Tertúlio (José de Abreu) vai deixar muita gente preocupada, incluindo Xaviera (Giovana Cordeiro), que tomará uma atitude inusitada para tentar melhorar um pouco a situação do veterano.
O coronel aparecerá cada vez mais fragilizado emocionalmente, depois de enfrentar um verdadeiro inferno astral. Primeiro, ele foi baleado por Vespertino (Thardelly Lima) e chegou a ficar entre a vida e a morte. Como se isso não bastasse, o vilão ainda foi alvo de um golpe da própria esposa, Deodora (Debora Bloch), que o deixou dopado por um bom tempo para assumir o controle dos seus negócios.
Para piorar a situação, o coronel se viu obrigado a revelar o segredo de que José (Sérgio Guizé) é seu filho, acreditando que isso poderia melhorar a relação dele com Tertulinho (Renato Góes), mas acabou apenas piorando as coisas.
Xaviera prende José e Tertulinho juntos
Para tentar amenizar a situação, Xaviera fará algo que pouca gente acredita ser possível: promover uma reconciliação entre José e Tertulinho. Para isso, a mulher tem a ideia de trancar os dois meio-irmãos em um quarto e tirá-los de lá apenas depois de se entenderem.
Sem muita opção, José toma a iniciativa e faz uma proposta ao rival. “Antes, que fique bem claro, isso aqui, eu e você, é só uma trégua provisória. Jamais vou gostar de ti, Tertulinho”, dirá ele. O rival concorda com a proposta, mesmo deixando claro que também nunca será capaz de gostar dele.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de Mar do Sertão
“Digo o mesmo com alívio: nunca vou lhe engolir, Zé Paulino. Qual é tua ideia?”, questionará Tertulinho. “Damos ao coronel o que ele mais deseja neste momento… Vamos até ele, juntos, dois filhos que se preocupam com o pai”, vai propor o mocinho.
Vale destacar que Mar do Sertão é escrita por Mário Teixeira, sob a direção geral de Pedro Brenelli e direção artística de Allan Fiterman. Nos papeis principais, a novela das seis conta com Isadora Cruz, Sergio Guizé, Renato Góes, Cyria Coentro, Débora Bloch, José de Abreu, Giovana Cordeiro e Enrique Díaz.