Em O Rei do Gado, Bruno Mezenga (Antônio Fagundes) descobrirá que sua filha, Lia (Lavínia Vlasak), está dormindo com Pirilampo (Almir Sater). Após repreendê-la, o fazendeiro confrontará o músico, que não se intimidará e enfrentará o fazendeiro de igual para igual.
A princípio, Bruno visitará Pirilampo. “Agora você solta essa sua viola que você vai conversar de homem para homem”, dirá o rei do gado. “Fique você sabendo que eu não criei minha filha para cair nas mãos de qualquer um”, continuará ele.
Na sequência, Pirilampo rebaterá: “O senhor não está falando com um qualquer, meu nome é Aparício Rodrigues”, contestará o violeiro. Bruno Mezenga debochará: “Vulgo o Pirilampo!”. O músico debochará também: “Esse é meu nome de guerra, seu rei do gado, e esse não é o seu?”, perguntará o personagem de Almir Sater.
Durante o bate boca, Bruno lamentará que Lia ame Pirilampo. “Mas é só isso que me importa, ela gostar de mim do jeito que eu gosto dela!”, contestará Pirilampo. Bruno rebaixará Pirilampo, que não ficará calado: “O senhor não se atreva! Sua filha escolheu um homem para viver com ela, isso eu garanto que ela tem, um homem do lado dela”, disparará, deixando Bruno calado.
Escrita por Benedito Ruy Barbosa em 209 capítulos, a trama é protagonizada por Antônio Fagundes, Patricia Pillar, Raul Cortez, Glória Pires, Fábio Assunção, Silvia Pfeifer, Carlos Vereza e Stênio Garcia.