Na reta final de Mar do Sertão, depois de promover muitas maldades e se tornar algoz de muita gente, Tertúlio (José de Abreu) acabará virando a vítima, e o pior: da própria família, que tenta passar a perna no vilão.
O veterano aparecerá cada vez mais fragilizado emocionalmente, depois de enfrentar um verdadeiro inferno astral. Primeiro, ele foi baleado por Vespertino (Thardelly Lima) e chegou a ficar entre a vida e a morte. Como se isso não bastasse, o vilão ainda foi alvo de um golpe da própria esposa, Deodora (Debora Bloch), que o deixou dopado por um bom tempo para assumir o controle dos seus negócios.
Para piorar a situação, o coronel se viu obrigado a revelar o segredo de que José (Sérgio Guizé) é seu filho, acreditando que isso poderia melhorar a relação dele com Tertulinho (Renato Góes), mas acabou apenas piorando as coisas.
Candoca e José ficam revoltados com interdição de Tertúlio
Tudo isso fará Tertúlio cair em uma depressão profunda, chegando até mesmo a aceitar fazer um tratamento psiquiátrico, mesmo após muita relutância. Porém, essa situação servirá como uma brecha para que Deodora e Tertulinho tentem passar por cima do coronel e assumir o comando dos negócios tentando interditá-lo judicialmente.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de Mar do Sertão
Tertulinho, no entanto, decide tomar a iniciativa, sem comunicar a mãe, e dá início ao processo de interdição do pai sozinho. Ao descobrir a atitude do filho, Tertúlio ficará ainda mais deprimido e decidirá até mesmo deixar a fazenda Palmeiral. Entristecido, o coronel procura Candoca e José e relatam o que aconteceu, deixando os dois indignados, mas pensando em uma maneira de ajudar o vilão.
Vale destacar que Mar do Sertão é escrita por Mário Teixeira, sob a direção geral de Pedro Brenelli e direção artística de Allan Fiterman. Nos papeis principais, a novela das seis conta com Isadora Cruz, Sergio Guizé, Renato Góes, Cyria Coentro, Débora Bloch, José de Abreu, Giovana Cordeiro e Enrique Díaz.