Em O Rei do Gado, Otávio (Guilherme Fontes) ficará chocado ao descobrir que Olegário (Rogério Márcico), seu pai, está morto. A princípio, o rapaz, que mora nos Estados Unidos, estranhará um telegrama de Geremias (Raul Cortez) e decidirá vir ao Brasil para conferir de perto do que se trata. Quando chegar na fazenda do italiano, ele se surpreenderá ao ficar sabendo que o ex-gerente foi assassinado.
Sem saber de nada, Otávio questionará o motivo de Olegário não ter respondido suas cartas. “Me leva para ver o meu pai”, pedirá o jovem. Nesse momento, o idoso jogará a bomba: “Você não tem mais casa aqui (…) Teu pai está morto”, falará, deixando o rapaz chocado: “Mas o que aconteceu? Do que você está falando? Como?“, interrogará o personagem de Guilherme Fontes. “Mataram ele”, explicará Geremias.
“Quem matou, Tavinho… Tá morto, enterrado, e os vermes tão devorando o maledetto. Tá dormindo de baixo de sete palmos de terra”, cravará o patrão para Otávio. Apesar da justificativa, o rapaz não engolirá a história e passará a investigar o caso.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de O Rei do Gado
Ele, então, começará a se aproximar de Rafaela (Glória Pires), tentando escavar informações, mas logo deixará qualquer suspeita para trás. Afinal, o veterinário se apaixonará perdidamente pela golpista. No decorrer da novela também será revelado que Geremias matou Fausto.
Escrita por Benedito Ruy Barbosa em 209 capítulos, a trama é protagonizada por Antônio Fagundes, Patricia Pillar, Raul Cortez, Glória Pires, Fábio Assunção, Silvia Pfeifer, Carlos Vereza e Stênio Garcia.