Graça (Nívea Stelmann) é uma das personagens mais perversas e traiçoeiras de Chocolate com Pimenta, pois apesar de manter a imagem de uma jovem meiga e zelosa, não passa de uma mulher invejosa e inescrupulosa, fazendo de tudo para prejudicar a irmã, Celina (Samara Felippo).
Mesmo com a infelicidade de Celina, que é obrigada a se casar com o Conde Klaus (Claudio Correa e Castro), Graça fica radiante, sabendo que agora terá o caminho livre para se envolver com Guilherme (Rodrigo Faro), que é a grande paixão da sua irmã. Porém, a poucas horas do casamento, a vilã descobre que Celina desapareceu e teme que os dois tenham fugido juntos.
“Oh, não! É bem capaz de agora a Celina se casar com Guilherme!”, lamentará ela. Ana Francisca (Mariana Ximenes) acaba ouvindo o comentário de Graça e finalmente percebe o verdadeiro caráter da jovem. “Tirou a máscara, Graça? Você não vale nada!”, vai disparar a protagonista.
“Você é capaz de tudo para tirar o Guilherme da sua irmã, não é? Eu só lamento não ter percebido antes. Você é capaz de forçar a sua irmã a um casamento infeliz? Tudo pra ter o Guilherme!”, acrescentará a viuvinha, revoltada. Cínica, Graça sequer chega a rebater a dona da fábrica de chocolate.
Graça tem desfecho trágico em Chocolate com Pimenta
No decorrer da trama, Graça até consegue atingir o seu objetivo de ficar com Guilherme e chega a engravidar dele, mas os dois vivem um casamento infeliz, e no final da novela, a vilã acabará tendo um desfecho trágico.
No seu parto, Graça acabará morrendo, e terá de deixar o filho para a própria irmã criar junto com o marido que ela sempre amou. Em suas últimas palavras, Graça parece demonstrar arrependimento e tentará se redimir. “Sejam felizes e antes de partir eu peço…”, diz a jovem, fragilizada após o parto. “Graça, não vai embora, minha irmã”, implora Celina.
Veja também: resumo dos capítulos de Chocolate com Pimenta
“Por favor, me prometa, criem meu filho”, pedirá ela. “Não vai acontece nada com você. Você vai ver seu filho crescer”, insistirá Celina, tentando encorajar a irmã. “Meu filho, aperte-o em seus braços para que ele não sinta meu corpo esfriar e sinta o calor do seu coração. Eu fico grata por você ter existido e ter compartilhado da minha vida. Eu fico grata por ser minha irmã e cuidar do meu filho. Esqueça tudo o que aconteceu. Lembre-se de mim”, dirá a jovem, dando seu último suspiro.