Mesmo após a verdade sobre a paternidade de José Mendes (Sergio Guizé) ter vindo à tona, o ex-vaqueiro continuará se recusando a acreditar que seja filho de Tertúlio (José de Abreu) em Mar do Sertão. Sendo assim, o noivo de Candoca (Isadora Cruz) decidirá ir atrás do veterano a fim de exigir dele um exame de DNA como uma forma de provar que ambos têm o mesmo sangue na novela de Mario Teixeira.
E tudo isso se dará em meio ao estado de saúde debilitado pelo qual o coronel estará enfrentando, devido a quantidade de segredos que ele vem escondendo, no que lhe ocasionará um abalo psicológico. Dessa forma, a mãe de Manduca (Enzo Diniz) é quem ficará responsável por cuidar dele e ainda aconselhá-lo a procurar imediatamente tratamento psiquiátrico.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de Mar do Sertão
Porém, o ex-marido de Deodora (Debora Bloch) não levará a sério o que a protagonista falará e, então, seguirá sua vida normalmente, como se nada tivesse acontecido. Logo depois, o velho retornará para sua casa completamente abalado e, dessa forma, tomará decisões bastante precipitadas, como, por exemplo, modificar o testamento, deixar suas terras para os funcionários e doar sua vaca leiteira para Joel (Matteus Cardoso).
Será, portanto, em meio a todo esse caos que o empresário surgirá na fazenda Palmeiral a fim de obrigar o personagem de José de Abreu a lhe entregar uma mecha de seu cabelo para que ele possa sanar sua dúvida através de um teste de DNA, em cenas que devem ser exibidas no sábado (14).