Em O Rei do Gado, Bruno Mezenga (Antônio Fagundes) resolverá confrontar Lia (Lavínia Vlasak) após ela chegar tarde em casa e ficará arrasado ao descobrir que sua filha não é mais virgem. Revoltado, o fazendeiro dirá que não quer mais uma vagabunda morando com ele: “vagabunda nessa casa já chega uma que foi a sua mãe”, gritará ele.
“Eu quero que você me responda uma coisa. Você ainda é virgem?”, perguntará ele, muito severo. Lia, por sua vez, questionará se o pai fez a mesma pergunta para Marcos (Fábio Assunção). “Não fuja do assunto, o Marcos é homem”, rebaterá o veterano.
“Você é minha filha e deve honrar o meu nome, vagabunda nessa casa já chega uma que foi a sua mãe”, afirmará Mezenga. Sem saída, Lia dirá que não é mais virgem. “Eu mato aquele desgraçado”, dirá o rei do gado achando que foi Aparício que desonrou Lia.
“Ele não foi o primeiro, pai”, rebaterá Lia. “Eu não acredito nisso!”, falará o ricaço, incrédulo. “A verdade é essa, eu já sou mulher faz tempo”, avisará a jovem. Por fim, ela abrirá o seu coração ao confessar com quem foi para a cama pela primeira vez: “não foi com qualquer um pai, o primeiro foi por amor. Foi a grande decepção da minha vida. Sofri tanto por conta disso”.
Escrita por Benedito Ruy Barbosa em 209 capítulos, a trama é protagonizada por Antônio Fagundes, Patricia Pillar, Raul Cortez, Glória Pires, Fábio Assunção, Silvia Pfeifer, Carlos Vereza e Stênio Garcia.