Rafaela (Glória Pires) acabará tomando um susto ao descobrir a identidade do verdadeiro assassino de Fausto (Jairo Mattos) nos próximos capítulos da reprise de O Rei do Gado, no Vale a Pena Ver de Novo. Após acusar Marcos (Fábio Assunção) de ter sido o autor do homicídio, em prol de se ver livre do crime e escapar da cadeia, a farsante ficará chocada ao saber que Geremias (Raul Cortez) planejou tudo na trama de Benedito Ruy Barbosa.
Na ocasião, a personagem de Glória Pires dirá ao Berdinazzi que entregou a arma do “tio” para que o filho de Bruno (Antonio Fagundes) executasse o homem, fato este que fará com que o veterano deboche da situação e, sem papas na língua, abra o jogo sobre o ocorrido: “Fui io, Rafaela. Eu matei aquele desgraçado. E sem nenhum remorso”, disparará o velho.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de O Rei do Gado
O depoimento
E tudo começará quando o delegado Valdir (Tadeu di Pietro) tomar ciência de que a mentirosa se passou por sobrinha de Geremias e, com isso, a convidará a depor sobre o caso. Frente a frente com o homem da lei, Rafaela afirmará que roubou a arma do velho e recorreu ao namorado na tentativa de dar cabo do advogado, pois ele se encontrava a perseguindo.
Sendo assim, Valdir chegará a dar voz de prisão a ela, que escapará do xilindró a partir do momento em que o personagem de Raul Cortez surgir na delegacia para impedir o feito. Logo depois, o personagem de Tadeu di Pietro autorizará ambos a se resolverem em casa antes do julgamento final.
Já na fazenda, Geremias vai querer saber o motivo de a morena ter mentido para a polícia. Nessa hora, a falsa Marieta afirmará que não enganou o policial, mas o experiente, é claro, não acreditará nela, uma vez que foi ele que praticou o crime. Desconfiada, a charlatã, então, vai questioná-lo de onde vem tanta certeza assim por parte dele.
Revelação vem à tona
Nessa hora, o velho abrirá o jogo e contará tudo, alegando que matou o golpista para vingar Olegário (Rogério Márcico), que foi assassinado por Fausto. “Mas por que que o senhor…”, indagará ela, em choque com a revelação. “Tua história, Rafaela, tá mal contada desde o início”, rebaterá o irmão de Giácomo (Manuel Boucinhas), se referindo a mentira contada por ela.
“Mas por que o senhor deixou eu continuar essa história?”, questionará a cara de pau. “Porque você me ajudou a separar o maledeto Bruno Mezenga”, responderá o veterano, na lata, deixando a herança para a “parente” e nada para o ex de Léia (Silvia Pfeifer).