Na noite dessa última segunda-feira, dia 10 de setembro, o público que assistia a Globo foi surpreendido com uma chamada da reprise da novela Carrossel, do SBT. O fato ocorreu logo após o horário reservado às propagandas eleitorais, que antecede o Jornal Nacional, e deixou alguns telespectadores intrigados, achando que não estavam no canal certo.
A falha, provavelmente, aconteceu porque a Globo esqueceu de trocar o sinal e, por motivos internos, acabou exibindo a chamada da novela infantil do SBT.
Outra possibilidade é o fato da emissora de Silvio Santos ter sido escolhida para retransmitir o sinal do horário político obrigatório para as outras emissoras. Nessa hipótese, a TV dos Marinhos não alterou o sinal a tempo, resultando no erro técnico.
Os telespectadores de São Paulo não foram afetados pela falha da Globo, o que leva a crer que o problema aconteceu no chamado ‘Sinal de Rede’, que a Globo disponibiliza para a maioria das regiões do país quando esta não possuem retransmissora própria.
Nas redes sociais, o público relatou o fato e se mostrou confuso com a situação inusitada.
AS AVENTURAS DE POLIANA É SUCESSO DE AUDIÊNCIA NO SBT
Quem acompanha os bastidores da TV sabe que por muito tempo o SBT sofreu para produzir uma novelas inéditas. No entanto, desde que começou a apostar em tramas infantis, a emissora viu seus índices explodirem e, claro, o faturamento crescer. Começou com Carrossel e, atualmente, pode-se dizer que a emissora está no auge de sua teledramaturgia com a poderosa As Aventuras de Poliana.
Diferente das tramas anteriores, que foram remakes obras da Televisa, o folhetim protagonizado por Sophia Valverde é baseado no clássico da literatura infantojuvenil Pollyanna (1913), de Eleanor H. Porter. O sucesso da novela, como se sabe, tem surpreendido até mesmo os diretores da emissora, que não acreditavam que a atração poderia ir tão além. Nem mesmo Carrossel, Chiquititas e Cúmplices de Um Resgate surpreenderam tanto assim.
VICE-LÍDER ISOLADA DE AUDIÊNCIA
Para se ter uma ideia do tamanho sucesso, As Aventuras de Poliana detem a vice-liderança isolada contra as tramas bíblicas da Record, que, por um bom tempo, “reinaram” e deram dor de cabeça a Globo. Jesus, por exemplo, “sofre” com a novela do SBT e não consegue emplacar.
Em termos de audiência, a novela do SBT faz bonito. Em dias de share (participação de televisores ligados), As Aventuras de Poliana chega a alcançar 17 pontos, índices que eram considerados quase impossíveis para o canal de Silvio Santos até pouco tempo atrás. As médias oscilam entre 15 e 16 pontos.
Somando a boa história, a ótima atuação de Sophia Valverde como protagonista do folhetim e um elenco brilhante, As Aventuras de Poliana agrada todos os públicos e a tal “família tradicional brasileira”.