Nos próximos capítulos de Chocolate com Pimenta, Ana Francisca (Mariana Ximenes) viverá um grande dilema, quando, em meio ao seu plano de vingança contra Danilo (Murilo Benício) e Olga (Priscila Fantin), receberá uma notícia preocupante sobre a sua avó, Carmen (Laura Cardoso).
Acontece que a idosa acabará sofrendo um acidente no sítio, quando Timóteo (Marcello Novaes) deixar escapar um porco e o animal esbarrar na veterana, que levará um tombo feio. Carmen ficará acamada, e preocupado com a situação, Margarido (Osmar Prado) decidirá chamar o doutor Paulo (Guilherme Piva), que lhe dará um diagnóstico não muito animador.
“Uma queda nessa idade não é nada bom. Poderia ter quebrado um osso. E quando osso quebra em gente idosa, dificilmente tem concerto. Só luxou. Será preciso ficar de repouso algum tempo. Vamos enfaixar essa perna e vai ter que ficar de cama”, falará ele. A idosa, no entanto, ficará resistente a essa ideia. “Eu não quero ficar de cama. Tenho que mexer na minha horta, ver minhas verduras. Eu fico muito brava quando fico de cama”, dirá ela, sendo repreendida por Margarido.
Carmen peita o médico e rejeita suas orientações
Em seguida, Paulo começará a analisar melhor a condição de Carmen e dar pitacos sobre o que ela pode evitar, mas isso deixará a veterana ainda mais irritada. “Bom, vamos ver. Estou achando que os pulmões estão fracos. Será preciso fazer um regime. Não é bom mais comer carne de porco e nem usar banha para cozinhar. Tem que tirar o sal, não faz bem depois de uma certa idade. Muito açúcar também faz mal. Melhor tirar a carne também. Comer só verduras”, dirá o médico.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de Chocolate com Pimenta
“Agora depois de velha eu virei burro para comer capim?”, indagará ela. “Nem café, nem leite gorduroso e nem café. Muita coisa com farinha também pesa no corpo. Nem esforço, melhor passar o dia sentada”, continuará o profissional. “Olha aqui, seu médico de meia tigela! Você tá querendo me enterrar viva! Eu não vou ficar enterrada nessa cama! Nunca que vou deixar de comer um torresmo, mexer na minha horta e tomar o meu leite gordo!”, resistirá a idosa.