A briga pela guarda de Tonho (Vicente Alvite) ganhará contornos dramáticos para a vida de Brisa (Lucy Alves) em Travessia. Fazendo de tudo para vencer a disputa com Ari (Chay Suede), a maranhense escutará um conselho dado por sua advogada em que ela induzirá a cliente a mentir durante seu depoimento ao Juiz, fato este que acabará fazendo com que a morena se dê mal na trama de Glória Perez.
“Eu estou pedindo para a guarda ficar definitiva comigo. Meu filho inda é pequeno demais para ficar longe da mãe”, afirmará a protagonista, provocando a ira do ex. “Eu quero a guarda definitiva porque tenho mais estabilidade emocional e mais condições de ficar com meu filho. Além do mais, ela está vivendo com um homem que não é confiável”, rebaterá o ex-aluno de Dante (Marcos Caruso).
Veja também: resumo dos próximos capítulos de Travessia
Em seguida, a personagem de Lucy Alves contestará a fala do rapaz, mas o Juiz logo pedirá a eles para que não tumultuem a audiência. “Ambas as partes dispensaram testemunhas… Vamos entender melhor em que se baseiam as divergências aqui… Quem entrou primeiro com a ação foi o senhor Ari… Abandono de menor”, comunicará o desembargador.
Para se defender, Brisa, então, dirá que tudo não passa de uma mentira inventada pelo namorado de Chiara (Jade Picon). Sem ficar por baixo, Ari retrucará: “Desapareceu no mundo, largou o menino na mão da minha mãe! Ela é louca”. Juliana (Tabata Contri), por sua vez, vai interferir: “Meritíssimo, eu pediria que ele não falasse assim com a minha cliente… O que já demonstra o temperamento agressivo e a incontinência dele”.
“Vamos moderar as reações. Nós estamos aqui para encontrar caminhos e não para fechar. O que você me diz dessa acusação do seu marido? Que você abandonou o menor?”, questionará a autoridade, pressionando a mocinha. “Quem abandonou foi ele. A vida toda do menino ele não morava em casa, morava em São Luís estudando. E eu que tomava conta, só vinha pra casa no final de semana. Aí ele veio aqui pro Rio de Janeiro acompanhar um professor dele e desapareceu… Nem no aniversário do filho ele compareceu”, alegará ela.
Ari se defende como pode
Na sequência, o filho de Núbia (Drica Moraes) chegará a falar que fez isso por motivos próprios de ficar no Rio de Janeiro por mais uns dias e que não havia desaparecido. “Falei que ia me demorar mais dois dias”, ressaltará ele, dizendo que falou com a criança através de chamada de vídeo e que participou do evento como pôde. “Nunca fui um pai ausente, fui só um pai que estava estudando, me preparando pra dar a ele uma vida melhor”, justificará.
Logo depois, Brisa ainda vai acusar Ari de ter se relacionado com a filha de Guerra (Humberto Martins) durante a viagem, mas, para a surpresa dela, o pesquisador mencionará a prisão da morena. “Quem desapareceu dizendo que vinha atrás de mim, largando o filho em Mandacaru com a minha mãe, foi ela… Pelos motivos que eu quero ver ela confessar aqui!”, disparará.
A mentira tem perna curta
Será, portanto, nessa hora que Juliana induzirá sua cliente a mentir, quando a autoridade perguntar a ela os motivos que a levaram a fazer isso. “Porque sofri uma agressão na viagem… Fiquei no meio de uma confusão, me bateram na cabeça e fiquei sem rumo. Fiquei um tempo atordoada, sem saber de mim”, enganará. “Aqui consta que você só apareceu dois meses depois. Três meses depois”, contestará o Juiz.
“Eu pediria vênia para informar, doutor, que pancadas na cabeça podem resultar em perdas temporárias de memória. E vamos anexar um laudo de especialista sobre esses casos”, reforçará a advogada. Em contrapartida, o defensor de Ari provocará a rival com uma pergunta: “Sobre esses casos em geral ou esse especialista consultou sua cliente, doutora?”.
No entanto, a defensora responderá que Brisa não recebeu amparo, mas logo será desmascarada: “Nesse tempo que ela estava ‘desmemoriada’, como está dizendo que estava… Aqui o relatório de um campo de pouso no Maranhão, comprovando como ela desembarcou lá mais de uma vez num avião particular, na companhia desse homem [Oto (Romulo Estrela)] com quem ela está agora… Foi preso junto com ela! Num carro roubado e carregando um revólver!”, soltará Ari, comprovando a veracidade da história.
“Meritíssimo, nós tentamos levantar o inquérito e não conseguimos… Até porque não temos o nome completo do rapaz que estava em companhia dela”, completará o advogado, fazendo com que o Juiz pergunte a Brisa o nome completo de seu namorado. “Eu não sei o sobrenome”, confessará a maranhense. “O senhor está vendo? Quer ficar com a guarda do meu filho pra botar ele convivendo com um homem que ela não sabe nem o nome!”, instigará Ari, levando a ex ao choro e a prejudicando, em cenas que vão ao ar a partir do capítulo desta terça-feira (20).