Em O Rei do Gado, um tragédia envolvendo Bruno Mezenga deixará todos chocados. Isso porque o fazendeiro sofrerá um acidente de avião e ficará sumido por vários capítulos. A princípio, apenas o piloto será encontrado morto no meio da mata, mas ninguém achará o corpo do ricaço.
“Esse é o Olavo, piloto dele”, dirá Zé do Araguaia (Stênio Garcia). “Vamos enterrar ele e vamos atrás de nosso patrão”, continuará o empregado de Mezenga para os outros ajudantes. Enquanto isso, a fazenda ficará sem um comandante e Marcos (Fábio Assunção) assumirá os negócios do seu pai na expectativa de que encontrem ele.
Em cenas seguintes, após uma longa caminhada em busca de Mezenga, Zé estranhará o fato de não poder encontrar o paradeiro do rei do gado. “Vai ver que ele tomou outro rumo depois que enterrou o piloto dele”, alertará um dos ajudantes do personagem de Stênio Garcia. “Pode ter sido isso, seu Zé”, dirá um outro ajudante.
Afinal, Bruno Mezenga morre no acidente de avião em O Rei do Gado?
Em capítulos mais para frente, Zé, Marcos e Luana encontrão Bruno na região do Araguaia e ficarão em choque ao vê-lo muito mudado. Além da silhueta mais fina, o protagonista estará de barba e bronzeado devido ao período perdido na floresta.
Na época das gravações de O Rei do Gado, o sumiço de Bruno Mezenga foi proposital. O autor, Benedito Ruy Barbosa, fez um acordo com Antônio Fagundes, intérprete do personagem, e pediu que ele aproveitasse o tempo fora das gravações para ficar mais magro.
Reportagens de jornais da época – setembro de 1996 – indicam que o intérprete de Bruno perdeu de 10 a 12 quilos durante período em um spa no interior de São Paulo, em Sorocaba. “Estava pesando uns quilinhos a mais, e o personagem estava precisando… Por isso, dei essa parada”, disse na ocasião Fagundes, completando: “É bom perder peso”.