Em Mar do Sertão, Xaviera (Giovana Cordeiro) verá a certidão de “Rivaldo Pereira” na casa de Tertulinho (Renato Góes). A princípio, ela não dará muita importância para o documento, mas depois se dará conta de que pode ter desvendado um crime contra a vida de José (Sérgio Guizé). Ela, então, receberá a missão de encontrar essa certidão para ajudar o ex-vaqueiro a desmascarar o rival.
Veja também: Xaviera flagra Deodora e Pajeú em situação comprometedora e fica estarrecida
Em capítulos recentes, José retornou ao hospital em que ficou internado após ter sofrido um grave acidente. Na ocasião, ele encontrou uma enfermeira que lhe entregou a certidão falsa que Tertulinho usou para se passar por alguém de sua família. Vale lembrar que o playboy teve acesso irrestrito a José na época e quase o matou ao desligar os aparelhos que o mantinham vivo.
Enquanto isso, Xaviera conseguiu um emprego de diarista na casa de Tertulinho. Durante a faxina, ela acabará encontrando outra via da certidão do tal Rivaldo Pereira nos pertences do filho do coronel. Mais tarde, ela ouvirá José e Firmino (Odilon Esteves) conversando sobre essa documentação e, sem perder tempo, avisará aos dois que viu esse nome na casa do almofadinha.
Após isso, a ex-periguete ficará incumbida de “roubar” a certidão para ajudar José a incriminar Tertulinho. No capítulo de 20 de dezembro, ela, finalmente, conseguirá cumprir a sua missão, pegará o documento e entregará a Firmino. Apesar da comemoração por terem encontrado a prova de que Tertulinho usou uma falsa identidade para tentar matar José, o advogado se dará conta de uma grave falha: a prova é ilícita e, portanto, não serve para processar o ex-marido de Candoca.
Veja também:
+ Leia o resumo dos próximos capítulos de Mar do Sertão
O que é prova ilícita?
De acordo com a legislação brasileira, a prova ilícita é aquela produzida de forma contrária à ordem jurídica. Nesse sentido, a Constituição Federal de 1988, em seu artigo 5º, LVI, dispõe que “são inadmissíveis, no processo, as provas obtidas por meios ilícitos“. De mesma forma prevê o artigo 157 do Código de Processo Penal: “São inadmissíveis, devendo ser desentranhadas do processo, as provas ilícitas, assim entendidas as obtidas em violação a normas constitucionais ou legais.”
Dessa forma, verifica-se que a certidão encontrada por Xaviera de nada servirá para incriminar Tertulinho, uma vez que foi obtida através de furto, ou seja, um meio ilícito. Pois é… Não foi dessa vez. Passe depois!
Vale destacar que a novela das seis é escrita por Mário Teixeira, sob a direção geral de Pedro Brenelli e direção artística de Allan Fiterman. Nos papeis principais, a novela das seis conta com Isadora Cruz, Sergio Guizé, Renato Góes, Cyria Coentro, Débora Bloch, José de Abreu, Giovana Cordeiro e Enrique Díaz.