Brisa (Lucy Alves) irá viver um verdadeiro drama nos próximos capítulos de Travessia. Além de estar perdendo a disputa com Ari (Chay Suede) pela guarda de Tonho (Vicente Alvite), a protagonista vai esfriar o seu relacionamento com Oto (Romulo Estrela), depois que o rapaz decidir se afastar dela para protegê-la das ameaças de Moretti (Rodrigo Lombardi).
Diante de todo esse tormento, a mocinha resolverá recorrer à fé, indo até a igreja para clamar por dias melhores. A lavadeira irá se ajoelhar e fazer um pedido a sua santa de devoção. “Me ajude, minha mãe… Eu tô com medo de perder o Tonho, tô com medo de perder o Oto, que se não arranhar nada aqui termina é indo para Portugal de volta”, falará a Brisa, deixando claro o seu dilema, de que se ele tomar essa decisão, ela não poderá acompanhá-lo por causa do filho.
A protagonista diz que sempre foi muito sozinha, e nesse momento, acabará tendo uma experiência estranha, quase sobrenatural. Acontece que um homem surgirá na penumbra, sem ser possível identificar o seu rosto, e se aproximará dela. “Nunca conheci nem pai, nem mãe, nem parente. Não tenho ninguém do meu sangue”, dirá ela.
“Tem, sim. E está muito mais perto de você do que você imagina. Muito mais perto”, falará o homem misterioso ao chegar bem próximo de Brisa. A maranhense, no entanto, irá se virar em direção a voz, mas não verá nada e nem ninguém.
Brisa descobre que não é mãe de Tonho
Porém, o tormento de Brisa deve seguir por mais algum tempo. Em meio a guerra com Ari pela guarda de Tonho, a lavadeira vai sugerir fazer um exame de DNA, depois de ser alvo de fofocas de que havia traído o arquiteto. O exame, no entanto, mostrará um resultado surpreendente: que ela não é mãe do garoto.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de Travessia
Isso, no entanto, acontecerá porque a protagonista tem uma condição genética rara, chamada Quimerismo, que consiste em sequências de DNA diferentes dentro do seu corpo, o que faz com que o exame mostre que o garoto é filho apenas de Ari, que assim conquistará a sua guarda.
Para provar que é mãe de Tonho, Brisa decidirá ir atrás das lavadeiras que testemunharam o seu parto, mesmo sendo julgada por outros populares. A protagonista, no entanto, ganhará o apoio de Dante (Marcos Caruso), que vai se interessar pelo seu caso e tentar comprovar a sua versão através da ciência.