Em O Rei do Gado, Lia (Lavínia Vlasak) engatará um romance bastante improvável. Patricinha da cidade grande, a filha de Bruno (Antonio Fagundes) conhecerá Aparício Pirilampo (Almir Sater) e vai se apaixonar pelo violeiro depois que ele salvar a sua vida.
Lia viajou com o irmão, Marcos (Fabio Assunção), para a fazenda do Araguaia, e durante o tempo livre, ela decide andar a cavalo. Enquanto isso, Aparício é acolhido na fazenda, junto com seu parceiro, Saracura (Sérgio Reis), depois de terem ajudado Zé do Araguaia (Stênio Garcia) em uma briga na cidade. A dupla de violeiros, no entanto, engana Bruno ao serem apresentados como “peões”.
Durante o passeio a cavalo, Lia acaba sofrendo um grave acidente, caindo do animal, que corria muito pelo campo. Debaixo da sombra de uma árvore, Aparício flagra a cena e corre para socorrer a patricinha, que está inconsciente.
Ele faz respiração boca a boca, até que ela finalmente desperta, assustada. Lia fica irritada com a “audácia” do homem, mesmo que ele explique que apenas tentou reanimá-la, mas acaba precisando da ajuda dele para voltar para a fazenda, depois de ter torcido o joelho.
Lia reconhece ajuda de Aparício
De volta à fazenda, Lia finalmente agradece Aparício, que se retira, tímido. Bruno, no entanto, não gosta nada da situação e pede explicações a filha. “Esse Aparício Pirilampo, sei lá, pode não ser muito bom peão, mas entende demais de primeiros socorros”, dirá ela.
Veja também: Resumo dos capítulos da novela O Rei do Gado
Donana (Bete Mendes) logo entrega que o homem não é peão coisa nenhuma, algo que deixa o protagonista furioso, mas a jovem sai em defesa dele ao explicar que o violeiro salvou a sua vida. “Se esse Aparício não tivesse aqui, pai, eu teria morrido”, dirá ela. “É que na queda eu perdi a respiração, fiquei inconsciente”, explicará Lia, deixando Bruno preocupado.
Escrita por Benedito Ruy Barbosa em 209 capítulos, a trama é protagonizada por Antônio Fagundes, Patricia Pillar, Raul Cortez, Glória Pires, Fábio Assunção, Silvia Pfeifer, Carlos Vereza e Stênio Garcia.