Em O Rei do Gado, Geremias (Caco Ciocler/Raul Cortez) se tornará um homem atormentado pelos erros do passado, quando aplicou diversos golpes que arruinaram a vida da própria família.
Depois da morte do pai, Giuseppe (Tarcísio Meira), Giácomo (Manuel Boucinhas) e Geremias decidem vender a fazenda da família às escondidas para os vizinhos ingleses e revelam que Giovanna (Letícia Spiller) não estava no testamento dos Berdinazzi. Enrico (Leonardo Brício) fica revoltado ao descobrir tudo e chega a falar que não queria que o seu filho, Bruno, tivesse o sobrenome da outra família.
Em casa, Marieta (Eva Wilma) também se revolta com os filhos e cobra que eles cedam pelo menos a parte de Giovanna, já que Berdinazzi não a deserdou. Os irmãos, no entanto, desconversam sobre isso e dizem que acertarão tudo depois de uma viagem que farão na manhã seguinte.
Enrico e Giovanna decidem ir até o cartório e descobrem que a assinatura dela foi falsificada pelos irmãos. Na fazenda dos Berdinazzi, os jagunços dos novos donos dão um ultimato para que Marieta deixe o local em até três dias, fazendo a matriarca da família se desesperar.
Arrependido, Geremias descobre destino trágico do irmão
Geremias e Giácomo fogem para o Paraná após o golpe e lá compram uma nova propriedade. Porém, Giácomo é vítima de outro golpe aplicado pelo próprio Geremias e é obrigado a ceder a sua parte no negócio, terminando sem absolutamente nada.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de O Rei do Gado
Anos depois, já idoso e vivendo em uma propriedade adquirida através dos golpes que aplicou, Geremias carrega um grande peso na consciência, e decide contratar um detetive particular para tentar descobrir o paradeiro do irmão e da família dele.
O investigador, no entanto, o deixa arrasado ao contar que Giácomo e sua esposa morreram em um trágico acidente de caminhão há alguns anos, e na completa pobreza, mas que a filha do casal, chamada Marieta, pode ter sobrevivido. Assim, o veterano fica empenhado em descobrir o paradeiro da sobrinha.