Em Travessia, Guerra (Humberto Martins) demonstra estar quase obcecado por Tonho (Vicente Alvite), ao tratar o garoto como se fosse o seu neto ou até mesmo como o seu próprio filho, enchendo o garoto de presentes e até convidando-o para morar na sua casa junto com Ari (Chay Suede).
Mais do que isso: ao descobrir o retorno de Brisa (Lucy Alves) e a disposição da lavadeira para ficar com o filho, o empresário promete fazer tudo o que for possível para auxiliar o futuro genro e fazê-lo conseguir a guarda do garoto, tudo isso para mantê-lo por perto.
Esse comportamento de Guerra, aliás, mostra uma mudança radical do personagem em relação à crianças. Acontece que, no primeiro capítulo da trama, Guerra revelou para a noiva, Débora (Grazi Massafera) que é estéril, mas que sempre teve certeza que nunca quis ter filhos, como se isso parecesse até uma condição para o casamento. “Não quero filhos. Nunca quis ter filhos… Tá aí uma certeza que eu sempre tive”, afirmou ele.
Débora chegou até a levantar uma possibilidade, mas foi cortada pelo empresário. “Não vou mudar de ideia. Sendo bem honesto com você, eu não posso ter filhos. E não quero adotar ninguém”, disparou. O homem só mudou de ideia, ao assumir a paternidade de Chiara (Jade Picon), depois de ver o corpo de Débora, que morreu após um acidente.
Cidália se revolta com empenho de Guerra para ficar com Tonho
Essa mudança e empenho exagerado de Guerra para ficar com Tonho chegará a revoltar Cidália (Cássia Kis). O ricaço conversará com a sua secretária sobre isso e terá a cara de pau de dizer que está apenas dando suporte para Ari, mas a veterana vai tratar de jogar toda a verdade na cara dele.
Veja também: Resumo da novela Travessia
“Dando suporte a você, ao seu emocional…! Se descobriu que a presença de uma criança pode lhe fazer tanto bem, trazer tanta renovação pra sua vida, por que não providencia um filho pra você?”, vai disparar a mulher. O empresário ficará chocado com a falta de sensibilidade da secretária, mas ela insistirá que ele reflita sobre o assunto.