Um ex-autor famoso da Globo resolveu abrir o jogo e fazer acusações graves contra a empresa em que consagrou sua carreira. Para o currículo dele, estiveram trabalhos exitosos e boas experiências como Paraíso Tropical (2007), Insensato Coração (2011) e Lado a Lado (2012).
Veja também – Saiba por onde anda a ex-global que chocou ao afirmar que detestava ser mãe: “Muito cansativo”
Na última novela citada, chegou a ganhar o Emmy e fez uma tímida participação como autor principal, ao dividir a criação da trama com Claudia Lage. Foi a possibilidade dele abrir portas para o que aconteceu pouco tempo depois.
No ano de 2015, este autor alçou voos solos com a oportunidade de deixar de ser um autor colaborador e se tornar um autor principal com Babilônia. Sempre foi considerado braço direito de medalhões da teledramaturgia, como Gilberto Braga e Ricardo Linhares.
Estamos falando de João Ximenes Braga, que começou sua carreira como um colunista do jornal O Globo e tem vários livros lançados. O casamento entre ele e os Marinho se acabou junto ao fracasso de Babilônia, quando o contrato entre ambas as partes foi suspenso.
As acusações graves
O ex-autor da Globo disse ter recebido ordens de nomes importantes da emissora para estereotipar personagens em novelas. Sem se referir explicitamente sobre qual novela e quais os responsáveis pelas ordens, João Ximenes relatou o que passou nos bastidores de uma novela das nove.
Veja também – Baixaria entre veteranas globais chocou pelo teor de xingamentos em áudio vazado: “Essa vaca”
“Faz dela a preta burra“, teria dito um dos executivos à João, que respondeu: “Não, isso não vou fazer”. “Não aceitei fazer essa nojeira. Daí, veio: ‘Ele te detesta porque você é politicamente correto’“, afirmou.
Em certo momento, ele deixou a entender que estas ordens teriam ocorrido nos bastidores de Babilônia e que seriam de Silvio de Abreu, ex-chefão da teledramaturgia. “‘Faz dela a preta burra’. Isso era uma ordem. Eu me recusei a cumprir. Aí minha carreira acabou“, retificou.
Depois, outros tipos de ordens controversas também teriam existido. “Só gay se interessa por história de gay“, disse João Ximenes Braga, se referindo a um comentário que ouviu de um diretor da Globo.
Veja também – Em guerra histórica, Silvio Santos contratou os três maiores autores da Globo e caso foi parar na Justiça
“Não pode contratar o ‘pretinho’ pra depois desistir do personagem“, teria dito um outro diretor ao ex-autor global. Nos comentários de uma publicação em seu perfil pessoal, ele disse que todos os relatos eram um desabafo.
“O rosário de atrocidades que ouvi [nos bastidores da Globo], bicho, na boa, na boa. Troço entalado na garganta há seis anos“, relatou. As acusações aconteceram há um ano atrás e, até hoje, a Globo nunca comentou o caso.